Participamos do

Casos de Zika Vírus registram queda nos três primeiros meses do ano no Ceará

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, as notificações da doença tiveram uma redução no Estado
15:55 | Abr. 13, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Casos de Zika Vírus registram queda nos três primeiros meses de 2017 em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, as notificações da doença tiveram uma grande redução no Estado.


Em 2016, 1.607 casos foram notificados entre 3 de janeiro e 26 de março. Já em 2017, 371 novos casos foram notificados entre 1º de janeiro e 25 de março, representando a diminuição de 77,0% de notificações em 2017 comparando ao mesmo período do ano anterior no estado do Ceará. Os dados foram divulgados pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, em nota ao O POVO Online.


O Ministério da Saúde realizou um estudo que examinou crianças nascidas com microcefalia e sem a malformação e concluiu, por meio de exames laboratoriais, que a infecção pelo Zika Vírus tem forte relação com os casos de crianças com microcefalia.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


Segundo o médico infectologista Anastácio Queiroz, a Zika se tornou muito importante depois da relação do vírus com o aparecimento da microcefalia. O médico informa que essa relação encontra-se estabelecida e diz que não há dúvidas da relação do vírus com a doença. O médico alerta que durante o período da gestação, o cuidado seja redobrado e recomenda que a gestante use roupas cumpridas e grossas para evitar a picada do mosquito.


Anastácio também ressalta a importância do uso do repelente durante a gestação. "É muito importante o uso do repelente, pois ele pode evitar o contato do mosquito com a pele e assim evitar a contaminação do vírus", finaliza.

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente