Participamos do

Conheça as atrações do último dia da XII Bienal Internacional do Livro do Ceará

À tarde, para crianças de todas as idades, a grande atração é a presença da palhaça Rubra, que há 20 anos trabalha com palhaçaria em praças públicas, teatros e até hospitais
13:09 | Abr. 23, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] A XII Bienal Internacional do Livro do Ceará encerra neste domingo 23, com programação especial do Dia Internacional do Livro, que é comemorado hoje. Nesta manhã, lançamentos de cordelistas e recitais movimentam a Praça do Cordel, no térreo, enquanto o primeiro andar reúne malabaristas, palhaços e muitas histórias para as crianças


Além disso, a feira literária que acontece no Pavilhão Oeste do Centro de Eventos do Ceará reúne 350 editoras, distribuídas em 110 estandes.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Diversão. A sala Contos, Papos e Encantos, uma maratona de contação de histórias acontece até às 20h: é o “causos, contos e cantorias, tudo intiriçado feito cantiga de grilo”.

 

No mezanino 2, o espaço FORPG, sucesso entre as famílias e os grupos de adolescentes, segue em atividade: mesas e dezenas de jogos de cartas e tabuleiros ficam à disposição dos visitantes que queiram usufruir da diversão dos games analógico.

 

À tarde, para crianças de todas as idades, a grande atração é a presença da palhaça Rubra, que há 20 anos trabalha com palhaçaria em praças públicas, teatros e até hospitais, tendo integrado a equipe dos Doutores da Alegria, em São Paulo. Atualmente, está na programação da TV Ratimbum. Na Bienal, Rubra apresenta seu espetáculo "Academia de Alta Tecnologia Humana", às 16h, na sala Literatura e Circo.

 

Às 18h, na última conversa sediada na sala Moreira Campos – que recebeu alguns dos principais convidados desses dez dias – o curador Kelsen Bravos recebe Ignácio de Loyola Brandão, que discorre sobre um tema correlato ao desta Bienal: “O escritor como biblioteca viva”.


Tradição popular

Uma das marcas dessa Bienal, o encontro de Mestres e Mestras da Cultura se encerra com muita música e dança: Aldenir, do Crato, e Zé Pio, de Fortaleza, falam sobre o reisado. A mediação é do cineasta Rosemberg Cariry. Os mestres se reúnem sempre às 16h.

 

Às 19h, o grupo cearense Quinteto Agreste faz o encerramento oficial da Bienal. Com repertório multi-instrumental construído sobre os alicerces da música popular nordestina, o Quinteto apresenta canções como: "Chegança", de Antônio Nóbrega; "Triste Partida" e "Riacho do Navio", imortalizadas na voz e na sanfona de Luiz Gonzaga. Para a seleção do show, que acontece às 19h, o grupo tomou por base o tema da Bienal deste ano: “Cada pessoa, um livro; o mundo, a biblioteca”.

 

Formado pelos músicos Mário Mesquita, Marcílio Mendonça, Tony Maranhão, Ademir do Vale e Arlindo Araújo, o conjunto é reconhecido como o primeiro de artistas cearenses a gravar um disco independente: "Sol Maior", em 1982.

 

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente