Participamos do

Uece inaugura Núcleo de Acolhimento às Mulheres Vítimas de Violência

O órgão tem a finalidade de amparar, psicológica e juridicamente, mulheres que possuem vínculo com a instituição e que tenham sofrido algum tipo de violência no interior do campus
19:53 | Mar. 08, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) inaugurou, na manhã de ontem, o Núcleo de Acolhimento Humanizado às Mulheres Vítimas de Violência (NAH), no bairro Itaperi. O órgão tem a finalidade de amparar, psicológica e juridicamente, mulheres que possuem vínculo com a instituição e que tenham sofrido algum tipo de violência no interior do campus.


Simbolicamente, o evento ocorreu em 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Conforme o vice-reitor, Hidelbrando Soares, a Uece carecia de um ambiente preparado para receber esse tipo de denúncia, que fogem ao perfil de casos atendidos pela Ouvidoria.


“Queremos abraçar essa mulher que é vítima de violência. Dar a ela, dentro das condições da universidade, toda atenção e apoio possíveis, com a ajuda de assistentes sociais, pessoas da área a saúde, como psicólogos, além do suporte do setor jurídico, no acolhimento da denúncia”, diz.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


Hidelbrando conta que, pelo menos inicialmente, o núcleo atenderá somente professoras, servidoras e estudantes da universidade que forem vítimas de violência física e psicológica, mas existe a perspectiva de que os serviços sejam estendidos aos outros campis da UECE, em oito municípios cearenses, dando suporte também às comunidades locais.


“Não queremos substituir as redes de proteção às mulheres, as políticas públicas governamentais estabelecedidas. Mas queremos estar articulados a essa rede”, afirma.

Atuação
Segundo o vice-reitor, nos casos em que as denúncias pesem contra alunos, professores e servidores, além do apoio prestado às vítimas, serão abertos processos administrativos, com o objetivo de punir os responsáveis, caso ocorra a comprovação efetiva dos crimes. Também será dado encaminhamento para abertura de boletins de ocorrência nas delegacias de Polícia Civil.


Representante do Núcleo Jana Barroso da Marcha Mundial das Mulheres, a estudante de Pedagogia Tainá Colares comemorou a inauguração, que ocorreu a partir dos debates provocados pela insegurança no campus, ainda em 2016.


“Enquanto as pessoas têm medo de assalto, nós tememos pelo nosso corpo, que é como um objeto que pode ser roubado, porque é visto como objeto pela sociedade. Aí iniciamos a campanha ‘Quem Segura as Mulheres’, solicitamos a entrada no Comitê Gestor de Segurança e participamos dessa discussão”, comenta.

Saiba mais
Localizado no Espaço Cultural Patativa do Assaré, campus Itaperi, o NAH é constituído pela Célula de Atenção Psicopedagógica da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PRAE); pela Procuradoria Jurídica (PROJUR); e pela Ouvidoria da Uece.


Também é objetivo do NAH promover ações educativas na Universidade, em parceria com o movimento estudantil e demais setores de estudos, pesquisas de extensão sobre relações de gênero e direitos humanos, visando o estabelecimento de relações de igualdade, respeito e justiça na universidade.

Serviço
O funcionamento ocorre nas dependências da PRAE e tem atendimento previsto de segunda à sexta-feira:

Horário: das 9h às 17 horas.
Contato: 3101-9680.
Endereço: UECE, campus Itaperi

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente