Participamos do

Operação intensifica fiscalização de estacionamento indevido em esquinas

22 esquinas de Fortaleza receberão a ação. Os locais foram definidos com base nos dados do Sistema de Informações de Acidentes de Trânsito
15:20 | Mar. 22, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Estacionar a uma distância menor que cinco metros da esquina, apesar de configurar infração de média gravidade e prejudicar a visibilidade nos cruzamentos, é uma prática comum no trânsito. Visando incentivar o respeito às normas de circulação e estacionamento em áreas de esquina, a Prefeitura de Fortaleza inicia nesta quarta-feira, 22, a operação Esquina Segura. Na ação, 22 esquinas de Fortaleza receberão reforço na fiscalização, além de renovação na sinalização.

A intervenção se concentrará inicialmente em dez pontos críticos já devidamente sinalizados. São eles: Joaquim Nabuco X Pereira Valente, Oswaldo Cruz X Tomás Acioli, Oswaldo Cruz X Assis Chateaubriand, Barbosa de Freitas X Francisco Holanda, Cel. Alves Teixeira X José Lourenço, Francisco Sá X Dona Medinha, Azevedo Bolão X Amadeu Furtado, Torres Câmara X Dr. José Lourenço, César Fontenele X Prof. Lino da Encarnação e Amadeu Furtado X Gustavo Sampaio. A definição dos locais foi realizada com base nos dados do Sistema de Informações de Acidentes de Trânsito (SIAT) referentes aos quatro primeiros meses de 2016.

Nesta primeira etapa, além do reforço na fiscalização, o projeto contempla a renovação da sinalização horizontal e vertical, implantação de placas alertando a proibição de estacionamento, marca de canalização e tachões. Em uma segunda etapa, algumas esquinas serão prolongadas, a partir do alargamento da calçada de forma similar ao que foi implementado na área de trânsito calmo no bairro Rodolfo Teófilo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Infração

Segundo o Artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar a uma distância menor que cinco metros da esquina é infração média. A multa é de R$ 130,16 com quatro pontos na carteira. O veículo flagrado cometendo a infração será removido e encaminhado ao depósito do órgão, localizado na Av. Juscelino o Kubitschek, número 5.800, no bairro Passaré. Para retirar o veículo o condutor precisa apresentar a documentação em dia, bem como o pagamento de todos os débitos.

 

Esquinas contempladas

1) Meton de Alencar X Major Facundo

2) Oswaldo Cruz X Tomás Acioli

3) Francisco Matos X Bento Albuquerque

4) Prof. Costa Mendes X Frei Orlando

5) Francisco Holanda X Barbosa de Freitas

6) Oswaldo Cruz X Assis Chateaubriand

7) Dr. José Lourenço X Cel. Alves Teixeira

8) Amadeu Furtado X Gustavo Sampaio

9) César Fontenele X Prof. Lino da Encarnação

10) Carneiro de Mendonça X Belo Horizonte

11) Rio Grande do Sul X Carneiro de Mendonça

12) Princesa Isabel X Pedro Pereira

13) Azevedo Bolão X Amadeu Furtado

14) Jaime Benévolo X Joaquim Magalhães

15) Francisco Sá X Dona Mendinha

16) Padre Sá Leitão X Sen. Fernandes Távora

17) Torres Câmara X Dr. José Lourenço

18) Emílio de Menezes X Luzia Moreira

19) Rio Grande do Sul X Rio Grande do Norte

20) Clarindo de Queiroz X Tristão Gonçalves

21) Pereira Valente X Cel. Jucá

22) Joaquim Nabuco X Pereira Valente

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente