Participamos do

Veleiro mais antigo do mundo em operação aporta em Fortaleza neste sábado

A embarcação abriga a escola internacional única, A %2b World Academy. Alunos e professores irão ficar até o dia 24 e foram convidados a participar de eventos para estabelecer e fortalecer a relação Noruega com o Ceará
18:43 | Fev. 17, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]O veleiro mais antigo do mundo em operação, o navio-escola norueguês Solandert, vai atracar em Fortaleza neste sábado, 18, às 8h da manhã, no Porto do Mucuripe. A embarcação abriga a escola internacional única, A%2bWorld Academy, que realiza educação marinha para mais de 10 milhões de estudantes, tornando-os engenheiros, navegadores e marinheiros. Os fortalezenses vão ter a oportunidade de conhecer a história do barco e o seu trabalho. As visitações vão ser realizadas neste domingo, 19, das 10h às 16h.

A equipe docente, junto com os 50 alunos noruegueses e de outras nacionalidades, vai permanecer na Capital cearense até a próxima sexta-feira, 24. Durante esse período, instituições educacionais, econômicas e empresas de turismo irão promover encontros para a troca de informações com os estrangeiros. A ideia é estabelecer e fortalecer relações entre o Ceará e a Noruega.  

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O cônsul honorário da Noruega em Fortaleza , Marcos de Castro, informou ao O POVO Online que essa troca de experiência mútua pode contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e cultural do Ceará. “O esforço do consulado visa tornar o Estado uma vitrine para clientes parceiros de alto nível, visando a interação com a região nos aspectos sociais, culturais e comerciais”, disse Marcos.

 

Com isso, os estudantes e professores da escola internacional vão participar de eventos no Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7) e irão visitar o Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará  (Labomar – UFC) para promover a trocar de informações nas áreas da educação e marinha. O Beach Park também convidou os estrangeiros a conhecer o potencial turístico do Estado por meio do complexo aquático.

 

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), por sua vez, vai promover o Workshop “Relações Noruega & Ceará – Oportunidades e desafios” na próxima quarta-feira, 22, das 13h30min às 19h, na Casa da Indústria.  A programação do evento vai ser divida em três partes. A primeira será sobre as relações da Noruega no Brasil. Logo em seguida, irão abordar a aqüicultura (produção de animais aquáticos em um ambiente controlado pelo homem) e, para finalizar, abordarão os frutos do mar.

 

“A partir dessa aproximação, a ideia é incentivar negócios entre empresas cearenses e norueguesas, fomentando o comércio internacional”, explicou o superintendente do Centro Internacional de Negócios da Fiec, Eduardo Bezerra. O evento é aberto ao público e os interessados devem fazer as inscrições para participar do worshop.

 

A embaixadora da Noruega no Brasil, Aud Marit Wiig, e Marcos de Castro encontraram semelhanças entre os dois locais. Os dois citam a tradição de navegação marítima, exportação e produção de peixes como principais características. O cônsul vai mais além: “Nós temos um grande músico, Alberto Nepomuceno que morou na casa de Edvard Grieg, um importante compositor norueguês. Ele casou com uma aluna do músico. Por isso, o Ceará e a Noruega têm uma identidade cultural e musical muito forte”, disse Marcos.  
 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente