Participamos do

Ônibus com arte urbana conscientiza fortalezenses sobre o meio ambiente

20:21 | Fev. 23, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]Ao invés de panfletos ou anúncios para conscientizar a população de Fortaleza sobre o meio ambiente, uma empresa de ônibus decidiu trazer a mensagem para a sociedade por meio da arte urbana. O teto de um dos ônibus da empresa Transportes Urbanos Aliança S/A, que presta serviço à Prefeitura de Fortaleza, foi transformado em um mural artístico.


“O projeto ‘ônibus-verde’ visa educar a população sobre questões sustentáveis. A arte dá várias dicas de meio ambiente, qual o destino correto do lixo, fala sobre o ecopontos, alerta para não colocar o lixo na rua e para não jogar resíduos pela janela do ônibus”, explicou a psicóloga do trabalho e uma das responsáveis pelo projeto, Tamires Mesquita, em entrevista ao O POVO Online.

Ela ressaltou que a mensagem sendo transmitida por meio da arte urbana e dentro dos coletivos potencializa o diálogo com a população por serem elementos próprios das cidades. O ônibus-verde vai passar por todas as linhas em que a empresa atua em Fortaleza. Segundo Tamires, o primeiro percurso será a do 074- Antônio Bezerra/Unifor.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O artista cearense responsável pela arte, Luz Almeida, enxergou o projeto como algo positivo. Para ele, a arte urbana tem um poder de diálogo forte com as massas. “É uma arte mais acessível. A importância do grafite ou da arte urbana para a cidade tem o poder de abrir esse elo de comunicação com o povo”, afirmou ao O POVO Online.

Luz acredita que os passageiros vão sentir a mudança de atuação da arte que saiu dos muros e está conquistando outros espaços urbanos. “As pessoas vão olhar e perceber essa mudança. A arte estava na rua, nos muros e agora está dentro do ônibus”, ressaltou Almeida.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente