Participamos do

Missa de corpo presente de Sérvulo Esmeraldo é realizada nesta tarde

16:30 | Fev. 02, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A missa de corpo presente do artista plástico Sérvulo Esmeraldo está sendo realizada na tarde desta quinta-feira, 2, na Capela do Palácio da Abolição. Internado desde o último dia 17, Sérvulo morreu no fim da tarde dessa quarta-feira, 1º.

Cearense, o artista se foi aos 88 anos, deixando legado de arte contemporânea. Entre os presentes, estão o governador Camilo Santana (PT) e o ex-governador Lúcio Alcântara.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo Dodora Guimarães, esposa de Sérvulo, ele "não era só um artista do mundo, foi um humanista".

Este ano, estão programadas pelo menos quatro exposições com as obras de Sérvulo.

 

Na tarde quinta-feira, 2, a Universidade Federal do Ceará (UFC) divulgou nota expressando pesar pelo falecimento de Sérvulo Esmeraldo. "O mestre das formas, da luz e da sombra vinculou sua rica trajetória artística à nossa Instituição, já nos primeiros anos, quando tomava forma o acervo do Museu de Arte (MAUC). Foi ele nosso embaixador na Europa, onde promoveu as primeiras mostras de xilogravura nordestina e de onde trouxe obras dos grandes mestres da pintura, além de livros e outros documentos. Não por acaso, é considerado um dos fundadores do MAUC", traz o texto.

 

"A Academia, que soube reconhecer e aplaudir seu trabalho, saberá, também, reverenciar sua memória, agregando-o ao panteão dos grandes nomes das Artes Plásticas que ajudaram a escrever nossa própria história", continua a homenagem que é assinada pelo reitor Henry de Holanda Campos e o vice-reitor Custódio Almeida.

Redação O POVO Online com informações do repórter Demitri Túlio

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente