Participamos do

Fortaleza amanhece com chuva nesta quarta-feira; confira registros

Os volumes de chuvas, registrados em dez cidades, foram baixos, conforme dados recolhidos pela Funceme. Novo prognóstico sobre quadra chuvosa deve ser divulgado na segunda quinzena deste mês
08:20 | Fev. 08, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Choveu em 10 municípios cearenses * entre as 7 horas dessa terça-feira, 7, e as 7 horas desta quarta-feira, 8, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O município com o maior volume foi Itapipoca, com 19.6 mm, seguido de Meruoca e Caucaia, com 12 mm e 8.6 mm, respectivamente.

Na capital cearense, os registros de chuva também foram baixos até o momento: 2.8 mm no Dionísio Torres; 0.2 no Papicu e Edson Queiroz; 2 mm no Pici e 1.2 mm na Paragaba. A diferença está relacionado aos sistemas meteorológicos que atuam nesta época do ano e não alcançam grandes extensões territoriais.

A previsão da Funceme, para esta quarta, é de nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas no noroeste e no sul do Ceará. Nas demais regiões, a fundação prevê céu entre parcialmente nublado e claro.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Apesar de chuvas pontuais registradas no período de pré-estação (finalizado em 31 de janeiro último), a Funceme ainda é cautelosa quanto ao prognóstico da quadra chuvosa (entre fevereiro e maio).

Um bom inverno dependerá da “influência do oceano Atlântico, que comanda a atmosfera e controla as chuvas”, segundo o meteorologista da Funceme, Raul Fritz.

A análise do Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), conforme publicado nesta quarta-feira, 8, no O POVO, reforça as previsões nacionais de que a quadra chuvosa do Ceará terá precipitações abaixo da média histórica.

A previsão deste ano é mais difícil porque nem o El Niño (aquecimento das águas do Pacífico) nem o La Niña (resfriamento do Pacífico) se apresentaram. Ambos influenciam a quantidade de chuva e ajudam no prognóstico da precipitação.

A Funceme aguarda definições sobre a temperatura do Oceano Atlântico, e um novo prognóstico deverá ser divulgado na segunda quinzena de fevereiro.

*Registro às 8h15min - os dados são atualizados ao longo do dia.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente