Participamos do

Cruzamentos críticos e pontos de ônibus receberão iluminação, diz RC

Até o fim deste ano, serão distribuídos 27 mil pontos de luz em espaços públicos, como pontos de ônibus e entorno de escolas e postos. O investimento total do "Ilumina Fortaleza" é de R$ 80 milhões
14:55 | Fev. 03, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Prefeitura de Fortaleza anunciou o investimento de R$ 80 milhões para iluminação pública de bairros com elevados índices de violência. Serão 27 mil pontos de luz distribuídos em espaços públicos de conveniência, áreas de lazer, faixas de pedestres, pontos de ônibus e entorno de escolas e hospitais. A meta, segundo o prefeito Roberto Cláudio (PDT), é que até o fim deste ano a capital tenha 80% da iluminação com luz branca ou LED e apenas 20% com luz amarela.

O programa "Ilumina Fortaleza" integra projeto de segurança para a cidade e, por meio de um estudo, foram traçados os cruzamentos mais críticos. “As experiências de sucesso de cidades com relação à segurança passaram por planejamento urbano e ações preventivas, como iluminação e revitalização de espaços públicos”, ressaltou Roberto Cláudio.

Atualmente, Fortaleza possui 33,30% de sua iluminação com luz amarela. A quantidade de luz branca e de LED chega a 66,70% da iluminação total da cidade. Este ano, 50 praças e áreas de lazer, 60 abrigos de ônibus, 20 faixas de pedestre, além do entorno de postos e escolas receberão pontos de luz.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com a Prefeitura, essas taxas eram de 21,45 % e 78,45%, respectivamente, no início da primeira gestão. O objetivo de RC é universalizar a iluminação branca e de LED até o fim do seu mandato.

Na primeira fase, devem receber nova iluminação as avenidas: Perimetral; Jorn. Thomaz Ceolho (av.Padaria Espiritual). Bernardo Manuel; Sargento Hermínio; Augusto dos Anjos; João Pessoa; Av. dos Expedicionários; Duque de Caxias; e Heráclito Graça.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente