Participamos do

Preso suspeito de matar cabo da PM confessa crime

Marcelo Gabriel dos Santos Lima, de 20 anos, afirmou ter efetuado o disparo que vitimou o cabo Francisco Arlindo da Silva Vieira Filho.
20:00 | Jan. 28, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Preso em flagrante, Marcelo Gabriel dos Santos Lima, de 20 anos, confessou ter efetuado o disparo que vitimou o policial militar Francisco Arlindo da Silva Vieira Filho, crime ocorrido na noite dessa sexta-feira, 27, no bairro Henrique Jorge. A informação é da diretora da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Socorro Portela, prestada em coletiva de imprensa realizada nesta tarde.

Duas pessoas ainda são procuradas pela Polícia suspeitas de participação no crime. Uma, que teria atuado no assalto à padaria em que o homicídio aconteceu, e outra, cuja participação seria "armazenar" a arma utilizada na ação. Esta arma não localizada ainda, assim como a pertencente ao cabo Arlindo, levada pelos criminosos. Conforme publicado neste sábado, O POVO apurou que o grupo usou um carro e uma moto na ação; esta foi usada para acompanhar o movimento no estabelecimento. Em seguida, os ocupantes dos veículos trocaram de lugar para dificultar reconhecimento. 

Pelas buscas aos criminosos ainda estarem em andamento, os policiais optaram por não repassar mais detalhes da operação que, além de Marcelo Gabriel, prendeu André Lima Firmiano, de 27 anos. Os dois foram presos em uma pousada abandonada na Prainha, em Aquiraz, na Grande Fortaleza. Socorro Portela destacou a importância das informações repassadas através dos telefones 190 e 181, que permitiram a localização dos dois suspeitos. 
 
[SAIBAMAIS] 
 
Ambos já tinham passagens pela Polícia. Em 2013, foram apreendidos na casa de André Lima Firmiano, no bairro Aeroporto, 23,7 quilos de maconha, 4,1 de crack, 1,3 de cocaína e 178 comprimidos de rivotril. À época, afirmou que era pago para guardar a droga. Tinha sido condenado a seis anos de prisão, após ficar um ano e oito meses preso, mas recorria em liberdade da sentença, apelação que ainda seria apreciada. Já em 2010, ele foi preso, em flagrante, por furtar diversos eletrodomésticos de uma casa no bairro Barroso. Na ocasião, um revólver calibre 38 também foi apreendido com ele. André ainda havia sido denunciado pelo Ministério Público por receptação, em janeiro de 2016. Por esse crime, André estava em liberdade provisória após pagamento de fiança. Já Marcelo Gabriel dos Santos Lima tinha três passagens pela Polícia, todas por roubo, ainda quando adolescente.

Também presente à coletiva, o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), delegado André Costa afirmou que as prisões são reflexo do "novo rumo" tomado pela pasta, que "não iria mais recuar" e "iria partir para cima". "A gente oferece duas coisas para o bandido: se ele quiser se entregar, a Justiça. Se ele quiser puxar uma arma, o cemitério", afirmou. Participaram ainda da coletiva o secretário adjunto, tenente-coronel Alexandre Ávila e o comandante geral da PM coronel Ronaldo Viana.

O comandante da PM negou, veementemente, que o cabo Arlindo estivesse atuando como segurança da padaria no momento em que foi morto. Segundo o coronel, ele passava pelo local quando percebeu o crime e, por vocação, tentou impedi-lo. "Ele morreu como herói", afirmou. O cabo Arlindo foi sepultado na manhã deste sábado após ter o corpo transportado em um carro do Corpo de Bombeiros para o cemitério.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente