PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Plano prevê modernização dos semáforos e videomonitoramento de zona azul

Prefeitura de Fortaleza anuncia conjunto ações a serem implementadas em 2017. Zona azul terá 10 mil vagas até 2018

10:37 | 06/01/2017
NULL (Foto: )
NULL (Foto: )

[FOTO1] 

Conjunto de ações para melhorias no trânsito foram anunciadas pelo Prefeito Roberto Cláudio (PDT), na manhã desta sexta-feira, 6, durante inauguração da nova central do Controle de Tráfego em Área de Fortaleza (CTAFOR) da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). Projeto inclui programa de modernização dos semáforos e videomonitoramento da zona azul. Até 2018, as 2,5 mil vagas serão ampliadas para 10 mil.

Até 2020, serão instalados no-breaks e lâmpadas de LED em todos os semáforos da Cidade, além da implantação de semáforos inteligentes. Em casos de falta de energia, os equipamentos ainda funcionarão por três horas.

De acordo com o projeto, a partir de abril deste ano, as áreas de zona azul contarão com videomonitoramento a fim de melhorar a rotatividade e oferece o acompanhamento dos locais onde há vagas.

A central também passará a monitorar a circulação dos veículos e gerenciar a rede semafórica da cidade. O projeto visa otimizar o atendimento em caso de acidentes e identificar de forma mais rápida problemas em semáforos e engarrafamentos.

As câmeras serão instaladas em pontos estratégicos, como centros comerciais da Aldeota e Centro, corredores como as avenidas 13 de Maio, Pontes Vieira, Bezerra de Menezes, Desembargador Moreira, Barão de Studart, dentre outros.

Em março, edital será lançado a fim de credenciar empresas para oferecer serviços de operação de trânsito.

Campanhas
Auditorias de segurança viária serão realizadas a partir de fevereiro para analisar os 20 cruzamentos mais críticos e estudar melhorias. Em março, observatório será criado para discutir e pesquisar o tema com o apoio de universidades e entidades civis.

Áreas de trânsito calmo e equipamentos de apoio ao pedestre serão implantadas. O conjunto de ações prevê ainda a realização de campanhas de alerta contra o uso de bebidas alcoólicas e incentivo ao uso de capacete e respeito a faixa de pedestres.

 

Redação O POVO Online com
informações do repórter Igor Cavalcante

TAGS