Participamos do

Plano prevê modernização dos semáforos e videomonitoramento de zona azul

Prefeitura de Fortaleza anuncia conjunto ações a serem implementadas em 2017. Zona azul terá 10 mil vagas até 2018
10:37 | Jan. 06, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

Conjunto de ações para melhorias no trânsito foram anunciadas pelo Prefeito Roberto Cláudio (PDT), na manhã desta sexta-feira, 6, durante inauguração da nova central do Controle de Tráfego em Área de Fortaleza (CTAFOR) da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). Projeto inclui programa de modernização dos semáforos e videomonitoramento da zona azul. Até 2018, as 2,5 mil vagas serão ampliadas para 10 mil.

Até 2020, serão instalados no-breaks e lâmpadas de LED em todos os semáforos da Cidade, além da implantação de semáforos inteligentes. Em casos de falta de energia, os equipamentos ainda funcionarão por três horas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com o projeto, a partir de abril deste ano, as áreas de zona azul contarão com videomonitoramento a fim de melhorar a rotatividade e oferece o acompanhamento dos locais onde há vagas.

A central também passará a monitorar a circulação dos veículos e gerenciar a rede semafórica da cidade. O projeto visa otimizar o atendimento em caso de acidentes e identificar de forma mais rápida problemas em semáforos e engarrafamentos.

As câmeras serão instaladas em pontos estratégicos, como centros comerciais da Aldeota e Centro, corredores como as avenidas 13 de Maio, Pontes Vieira, Bezerra de Menezes, Desembargador Moreira, Barão de Studart, dentre outros.

Em março, edital será lançado a fim de credenciar empresas para oferecer serviços de operação de trânsito.

Campanhas
Auditorias de segurança viária serão realizadas a partir de fevereiro para analisar os 20 cruzamentos mais críticos e estudar melhorias. Em março, observatório será criado para discutir e pesquisar o tema com o apoio de universidades e entidades civis.

Áreas de trânsito calmo e equipamentos de apoio ao pedestre serão implantadas. O conjunto de ações prevê ainda a realização de campanhas de alerta contra o uso de bebidas alcoólicas e incentivo ao uso de capacete e respeito a faixa de pedestres.

 

Redação O POVO Online com
informações do repórter Igor Cavalcante

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente