Participamos do

Em menos de dois meses, segunda granada é apreendida em Fortaleza

16:09 | Jan. 12, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

No intervalo inferior a dois meses, duas granadas de mão foram apreendidas pela Polícia Militar, na Barra do Ceará, em Fortaleza. O último artefato foi localizado durante operação, realizada na comunidade do Morro de Santiago, na noite da última quarta-feira, 11. Junto com o explosivo, foram recolhidas ainda 13 munições de fuzil (calibre 762), 3,5kg de maconha prensada e três balanças de precisão. Ninguém foi preso.

Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o material foi encontrado em duas casas abandonadas, situadas na Rua Santiago. Agranada foi recolhida por policiais do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque). Eles utilizaram trajesantifragmentação e braço robótico. O artefato foi levado para um local seguro, onde foi feita uma detonação controlada.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O restante do material foi levado para o 7º Distrito Policial, unidade plantonista, onde foi registrado um Boletim de Ocorrência (BO) sobre as apreensões. O procedimento será transferido para o 33º DP, nas Goiabeiras, que é a delegacia responsável pela área da ocorrência. A secretaria não informou qual o objetivo da operação.

Na manhã de hoje, diligências ainda eram realizadas na região, com o objetivo de localizar os responsáveis pelo material, bem como a localização de outros ilícitos. Uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer)chegou a ser utilizada na ação. Até agora, porém, os suspeitos não foram localizados.

Casos
No último dia 3 de dezembro, uma granada de mão foi arremessada por criminosos em direção a uma viatura do Ronda do Quarteirão, no mesmo bairro, durante perseguição policial. O artefato, contudo, não chegou a explodir. Na ocasião, a SSPDS informou que foi verificado que a granada pertencia à carga do Exército Brasileiro.

Desde o mês de outubro, o clima é de tensão na Barra do Ceará por conta de um suposto fim de aliança firmada entre traficantes de drogas que atuam naquela região. Desde então, ocorrências de troca de tiros são recorrentes na área. Na última segunda-feira, o adolescente André Lucas Sousa Cavalcante, 15, foi encontrado decapitado e com sinais de perfuração por arma branca, na avenida Senador Robert Kennedy com a rua Estevão de Campos. Já a cabeça foi localizada em um balde, na avenida Leste Oeste.

Serviço
Informações sobre o caso devem ser comunicadas à Polícia:
Disque-denúncia: 181
Ciops: 190
Não é necessário se identificar. O sigilo é garantido pela SSPDS.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente