Participamos do

Edificações cearenses concorrem a prêmio internacional de arquitetura

O Bloco Administrativo do Campus Avançado da UFC em Crateús, o Campus Avançado da UFC em Russas e o Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza concorrem ao prêmio Building of the Year 2017, do site de arquitetura ArchDaily
22:10 | Jan. 26, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
Três projetos cearenses estão concorrendo na oitava edição do prêmio Building of the Year 2017, ofertado pelo site de arquitetura ArchDaily, conhecido por ser o mais visitado do mundo no ramo. São eles: o Bloco Administrativo do Campus Avançado da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Crateús, o Campus Avançado da UFC em Russas e o Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza. Eles estão sendo submetidos, até o dia 31 de janeiro próximo, a votação pública, que peneira cinco finalistas em 16 categorias. Os quintetos são novamente submetidos à escolha dos internautas e o mais votado leva o prêmio.
O anúncio do grande vencedor é feito em 7 de fevereiro. Para votar, basta fazer cadastro no site, que é gratuito. Os usuários podem votar somente uma vez por dia e, em ambas as etapas, apontam uma única construção de cada categoria. Os projetos são divididos conforme a natureza da construção. As edificações cearenses, por exemplo, estão inclusas nas categorias Educação e Pública. O concurso premia ainda, por exemplo, a melhor arquitetura em prédio Industrial, Religioso e Cultural.
Na categoria educacional, até o momento, foram inscritos 281 projetos de 53 países. Além dos dois cearenses, o Brasil ainda conta com dois outros representantes: a St. Nicholas School, de Santana de Parnaíba (SP); e a Beacon School, em São Paulo (SP). Já na categoria Pública, o Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza tem 216 concorrentes, de 44 países, sendo três brasileiros: a Ladeira da Barroquinha, em Salvador (BA); o prédio do Sebrae em Bonito (MS); e a sede da Confederação Nacional de Municípios, em Brasília (DF).
Na edição de 2016, mais de 50 mil pessoas escolheram dentre mais de 3 mil projetos. Entre os vencedores estava o paulistano Casa de Vila Matilde, escolhido o melhor na categoria Casas. Desde 2007, três projetos brasileiros já venceram o prêmio; nenhum cearense, todavia.
Saiba mais 
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente