Participamos do

Praça em Fortaleza terá prestação de serviços gratuitos para idosos

O público será orientado sobre identificação das vulnerabilidades, autocuidado e prevenção de quedas
11:55 | Dez. 06, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) realiza, neste sábado, 10, prestação de serviços voltados aos idosos, na Praça Dona Deinha, no bairro Presidente Kennedy. A programação, de 8 às 12 horaa, contará com avaliações nutricional, física e fonoaudiológica, aferição de pressão arterial e palestras de saúde.

A Sesa informa que o público será orientado sobre identificação das vulnerabilidades, autocuidado e prevenção de quedas, cujo índice de mortalidade aumenta na terceira idade. As palestras devem discutir a diferença entre gripe e pneumonia, a importância das vacinações, além das formas de reconhecer a disfagia (dificuldade de engolir alimentos) e como alimentar o idoso fisicamente vulnerável.

Em 2015, foram registradas 511 mortes por quedas no Ceará, conforme balanço do Sistema de Informação sobre Mortalidade, sendo que 362 foram de pessoas idosas. A taxa representa aumento de 130,57% em relação a 2010, quando foram registrados 157 mortes de idosos por consequência de quedas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“O número de quedas ainda deve ser muito maior, pois nem todos os idosos que caem procuram atendimento médico ou, na consulta, dizem que caíram”, afirma Raquel Pessoa, médica geriatra do Grupo Técnico do Idoso da Sesa.

Segundo ela, a maioria das quedas acontece em ambiente familiar e pode ser prevenida. Os acidentes domésticos também podem ser ocasionados por uso de medicações que podem alterar a pressão arterial e provocar tonturas ou sonolência.

SERVIÇO
Ação de Saúde do Idoso
Data: 10 de dezembro de 2016
Horário: 8 às 12 horas
Local: Praça Dona Deinha - Bairro Presidente Kennedy


Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente