Participamos do

Chuvas são registradas em várias partes do Ceará neste domingo

A Funceme havia previsto chuvas moderadas no Estado, devido a um Vórtice Ciclônico nesta pré-estação
13:39 | Dez. 18, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Dezenas de municípios cearenses amanheceram com tempo chuvoso e temperatura amena, na manhã deste domingo, 18. Na Capital, ruas alagadas, falhas no fornecimento de energia elétrica e consequentes problemas nos semáforos se repetem, nesta pré-estação chuvosa.


A previsão de tempo chuvoso para este fim de semana havia sido divulgada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na última quarta-feira, 14. Na faixa litorânea e região Centro Sul, chuvas fracas a moderadas. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado.

[SAIBAMAIS] 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As chuvas acontecem devido à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCan), responsável também pelos primeiros registros de chuva nessa pré-estação, ocorridos na última terça-feira,13.


“É importante ressaltar que o Vórtice é um sistema que se desloca com relativa facilidade, por isso, durante a pré-estação, orientamos os usuários a acompanharem a previsão diária do tempo, atualizada duas vezes por dia no site da Funceme”, disse Raul Fritz, meteorologista da Funceme.


Procurada na manhã deste domingo, 18, para mais informações sobre as precipitações no Estado, a Funceme informou problemas em seu sistema. O site do órgão permanece fora do ar até total reparo pela Empresa de Tecnologia da Informação do Estado (Etice). Problemas na rede elétrica causados pela queda de uma árvore seriam a causa da indisponibilidade do sistema.

 

Registros

 

Vários leitores enviaram fotos e vídeos para o Instagram do O POVO, marcando a hashtag #VocêFotógrafo. O leitor @charlesmikael registrou o clima chuvoso em Milhã, município distante 300 km de Fortaleza:

[VIDEO1]

Já a leitora @joquitita mostra como ficou o céu no bairro Dionísio Torres, na Capital:

 

[VIDEO2]

Veja ainda o céu nublado entre a Aldeota e o Centro da Capital, no registro "A lindeza da chuva" pelo leitor @andrehjc. Em primeiro plano, o Colégio Militar de Fortaleza. Ao fundo, a Catedral Metropolitana:

 

[VIDEO3]

Outra foto capturou a paisagem urbana de Pacatuba, nesta manhã. "Hoje o dia amanheceu assim", foi o que disse o leitor @anderson_paixao, autor do clique.

 

[VIDEO4]

Ainda na Região Metropolitana, o tempo fechado no Eusébio:

 

[VIDEO5]

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente