Participamos do

Ceará receberá 111 médicos cubanos

No Estado, os profissionais irão para 69 municípios, onde deverão permanecer pelos próximos três anos
19:16 | Dez. 15, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

No Ceará, 69 municípios deverão ter 111 vagas preenchidas no programa Mais Médicos, o terceiro maior número do País. Os profissionais chegarão ao Estado até o dia 21 de dezembro, onde atuarão nos próximos três anos. Em todo o Brasil, os médicos cubanos vão repor 1.380 vagas em 1.040 cidades.  A substituição é feita diretamente pela Organização Pan Americana da Saúde (Opas), com o governo de Cuba.

Em setembro, legislação aprovada pelo Congresso Nacional possibilitou que houvesse prorrogação por mais três anos da atuação de profissionais estrangeiros no Mais Médicos. Quase 90% dos médicos intercambistas optaram por permanecer no programa. 

Mil novas vagas serão ofertadas em 462 municípios em novo edital do Ministério da Saúde, entre dezembro e janeiro de 2017. Do total, 838 são ocupadas atualmente por profissionais cubanos e outros 166 relativas à reposição de desistentes. A meta do Governo Federal é chegar a 4 mil substituições de médicos cooperados por brasileiros em três anos, reduzindo de 11,4 mil para 7,4 mil participantes cubanos.
 
 
 
 
Redação O POVO Online  

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente