Participamos do

Voltado para o público infantil, primeiro Edital Cultura Infância é lançado nesta sexta-feira

Durante evento no Vicente Pinzon, acontecerá também ações do programa Mais Infância Ceará, que promoverá programação de atividades para crianças, e o lançamento do Caderno de Atividades da Turminha do Mais Infância
14:45 | Nov. 18, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] Projetos culturais voltados para o público infantil contarão com novo apoio para o desenvolvimento de suas atividades, a partir desta sexta-feira, 18, com o lançamento do primeiro Edital Cultura Infância. Ao todo, será disponibilizado R$ 1 milhão em recursos do Governo do Ceará para investimento direto em projetos relacionados a essa temática, a serem realizados em todo o Estado. O edital é uma iniciativa do Gabinete da Primeira-Dama e da Secretaria da Cultura.

O evento de lançamento acontece na Praça da Conquista do Conjunto São Pedro, a partir das 16h, no Vicente Pinzon, e contará com a presença da primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana, do secretário da Cultura, Fabiano dos Santos Piúba, do presidente do escritório do Unicef (CE-PI-RN), Rui Aguiar; entre outros representantes de ações e políticas para a infância.

Na ocasião, as crianças terão acesso  à programação de arte, cultura e lazer. Entre as atrações estão teatro infantil e de fantoches, contação de histórias, espetáculo infantil, apresentação do Circo Escola, além de oficinas de brinquedo, pintura facial e em tela, escultura de balões, jogos e brincadeiras populares, entre outros.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Durante o evento, também serão realizadas ações do Programa Mais Infância Ceará, que incluem a exibição da série “Tempo de Brincar”, formada por cinco mini-documentários sobre as formas de brincar das crianças cearenses. Os filmes, gravados em Fortaleza (nos bairros Vicente Pinzon, Sabiaguaba, Aldeota), e em Nova Olinda, município da região do Cariri, são inspirados nos cinco direitos fundamentais do brincar: “brincar com todos, brincar o tempo todo, brincar com tudo, brincar em todo lugar e brincar criando”.

A série, produzida pela TV Ceará, contou com a participação de algumas instituições que desenvolvem trabalhos para crianças. Um desses foi Instituto Sol, que busca a inclusão social de crianças e jovens em situação de risco da Praia do Futuro, através de atividades esportivas e artísticas.

Outra ação desta tarde é o lançamento do Caderno de Atividades da Turminha do Mais Infância, voltado para o público infantil. O material busca estimular o desenvolvimento das crianças, por meio de desafios, passatempos e atividades que despertam o lado lúdico dos pequenos.

O edital

O Edital Cultura Infância é o primeiro, em todo o País, destinado especificamente ao apoio a projetos culturais direcionados a premissas como o reconhecimento das crianças como indivíduos autônomos, cidadãos e detentores de direitos, promovendo a infância como categoria social e cultural, o respeito às peculiaridades das diferentes identidades e fases da infância e suas implicações culturais, educacionais, sociais e econômicas; a contribuição para o desenvolvimento integral da criança por meio da Cultura Infância, nos aspectos físico, mental, ético, estético, político, humano e social.

Serviço

Lançamento do I Edital Cultura Infância e das ações do Tempo de Brincar do Programa Mais Infância Ceará
Quando: sexta-feira, 18, às 16 horas
Onde: Praça da Conquista do Conjunto São Pedro, na Rua Brisa do Mar, s/n, Vicente Pinzon.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente