Participamos do

Sesa disponibiliza testes de HIV em Fortaleza

O teste, disponibilizado pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, é feito por meio do fluido oral e fornece análise a olho nu
16:20 | Nov. 30, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) promove atividade em alusão ao dia Mundial de Luta contra Aids nesta sexta-feira, 2, na Praça da Lagoinha (Centro). A mobilização "Fique Sabendo" será realizada de 8 às 13 horas, com a possibilidade do público fazer testes de HIV, recebendo o resultado em até 30 minutos.

O exame, disponibilizado pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, é feito por meio do fluido oral e fornece análise a olho nu. No caso de resultados positivos para o vírus, será feito segundo teste confirmatório e  encaminhamento aos serviços especializados.

De 1983 até junho de 2016, foram notificados 16.790 casos de AIDS no Estado, conforme dados da Sesa. Neste ano, foram registrados 813 casos de infecção por HIV, 593 casos de aids e 166 óbitos pela doença.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A taxa de mortalidade da doença no Ceará varia de 3 a 4,4 óbitos por 100 mil habitantes, desde 2007. O índice é menor que o da média nacional, de 5,7 por 100 mil habitantes. Já na série histórica da taxa de detecção de casos de AIDS em adultos, até 2012 houve aumento, com índice de 12,4 casos por 100 mil habitantes.
No Ceará, a maior ocorrência da doença ocorreu na faixa etária adulta de 30 a 39, seguida dos adultos jovens de 20 a 29 anos.

 

SERVIÇO
Mobilização “Fique Sabendo”
Quando: 2 de dezembro, sexta-feira, das 8 às 13 horas
Local: Praça da Lagoinha (Centro)

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente