Participamos do

Peça inicia temporada em homenagem ao Dia da Consciência Negra

Por quatro dias, a peça " Todo Camburão tem um pouco de Navio Negreiro" estará com exibição gratuita na Caixa Cultural
11:20 | Nov. 16, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

A partir da discussão sobre a imagem da juventude negra das periferias brasileiras, o grupo de espetáculo cearense Nóis de Teatro trará à Caixa Cultural a peça "Todo Camburão tem um pouco de Navio Negreiro". Dos dias 17 a 20 de novembro, os interessados poderão, gratuitamente, assistir à apresentação no pátio externo do centro. O espetáculo é uma produção cearense e esteve no último Festival Nordestino de Teatro, em Guaramiranga.

A temporada terá fim no dia 20, quando se comemora o Dia da Consciência Negra. A trama traz a história de Natanael, um anti-herói da periferia, cercado por opressão e violência e que, aos 18 anos, resolve entrar para a Polícia Militar. Em três atos, a peça discutirá a criminalização e perseguição da juventude negra nas periferias e a desmilitarização da polícia brasileira.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O espetáculo teve sua estreia dois anos atrás, em novembro de 2014, e, ao longo desse tempo, fez 48 exibições, dentre elas, no Festival de Teatro Lusófono e em comunidades quilombolas do interior do Ceará e do Maranhão. “A pesquisa poética do grupo tem investido continuamente num estudo sobre Teatro Épico Dialético. No Camburão, essa perspectiva está bem acentuada”, explica Altemar Di Monteiro, coordenador do grupo e mestrando em artes pela UFC, destacando ainda a relação da peça com a mitologia dos Orixás.

O elenco é composto pelos atores do grupo Nóis de Teatro, Altemar Di Monteiro, Amanda Freire, Jefferson Saldanha, Maurício Rodrigues, Henrique Gonzaga, Doroteia Ferreira e Kelly Enne Saldanha, com direção de Murillo Ramos e dramaturgia de Altemar Di Monteiro. O grupo, além desta apresentação, estrela outras peças como “A Granja”, “Quase Nada” e performances anuais da sua intervenção urbana “O Jardim das Flores de Plástico”.

[VIDEO1] 

Serviço
Teatro: Todo Camburão tem um pouco de Navio Negreiro
Local: Caixa Cultural Fortaleza (pátio externo)
Endereço: Avenida Pessoa Anta, 287­ Praia de Iracema
Data: 17 a 20 de novembro de 2016
Horário: 19hs
Duração: 120 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Entrada Gratuita

 Redação O POVO Online

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente