Participamos do

Dia 'D' da campanha de vacinação contra a raiva acontece neste sábado

A vacina é aplicada em cães e gatos. Confira os locais de vacinação em Fortaleza
16:32 | Nov. 11, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

O dia "D" da campanha de vacinação contra a raiva de cães e gatos acontece neste sábado, 12, das 8 às 17 horas, em Fortaleza. Ao todo, serão 700 locais de atendimento, que tem como meta vacinar 297 mil animais somente este ano.

“Todos cães e gatos podem ser vacinados, exceto aqueles que se encontrem doentes. A idade mínima para vacinação é de três meses, seguido de uma dose de reforço. Lembrando que a vacina é a única forma de garantir a saúde e proteção desses animais contra a raiva”, explica a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Rosânia Ramalho.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os donos devem adotar algumas medidas durante a vacinação. Os cães devem estar devidamente com guia e coleira. Em caso de cão bravo deve-se adotar a focinheira. Já os gatos precisam ser conduzidos em caixas específicas, para evitar fugas.

%2bConfira os locais de vacinação

Saiba mais

A raiva é transmitida do animal para o homem e apresenta uma alta taxa de mortalidade, chegando a alcançar quase 100% entre os animais. Os principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, gambás e macacos, que contaminam cachorros, gatos e humanos de forma acidental.

Os principais sintomas são o aparecimento repentino de uma agressividade no animal, salivação excessiva e paralisia. Nos humanos, o vírus da raiva possui tropismo pelo sistema nervoso central, instalando-se no cérebro, tendo como resultado final a encefalite que é uma inflamação no cérebro.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente