Participamos do

Alunos de escolas públicas participam de oficina sobre Fies e Prouni

O evento é gratuito e pretende auxiliar os estudantes a respeito de como proceder para garantir o acesso à faculdade
16:25 | Nov. 30, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Alunos da escola pública vão conferir nesta sexta-feira, 9, uma oficina explicativa sobre o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade Para Todos (ProUni), na faculdade DeVry Fanor, das 13 às 17h30min. A oficina pretende auxiliar cerca 1.200 estudantes convidados, de várias escolas cearenses, a respeito de como proceder para garantir o acesso ao ensino superior.

A programação inclui orientações sobre todos os requisitos exigidos para a obtenção do programa educacional, como os documentos necessários para a inscrição, o acompanhamento online das solicitações, os prazos para os pedidos, dentre outros. Além disso, haverá palestras e oficinas sobre vida e carreira, os vários sistemas de financiamento existentes, possibilidades de emprego e estágio em várias áreas.

De acordo com um estudo do Ministério da Educação (Mec), entre 20% e 30% dos estudantes que tentam Fies e Prouni não conseguem o programa por falta de documentação ou por erro na elaboração dos formulários. “Muitos estudantes deixam de conseguir esses financiamentos por erros no preenchimento de formulários ou pela falta de documentos simples que precisam ser enviados em prazos específicos. No último ano deixamos de preencher mais de 1.200 vagas por causa desses erros", afirma o diretor geral da DeVry Fanor, Kenneth Almeida.

Na oficina, os alunos tomarão conhecimento dos tipos de fiança exigidos e que podem ser de três modalidades: solidária, tradicional e fundo de garantia de operações de crédito educativo. Esta última dispensa a necessidade de fiador. Alunos que não foram convidados também serão recebidos no dia.

Sobre o Fies


O Fies é um programa do Governo Federal coordenado pelo Ministério da Educação (MEC) que tem participação da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, que são responsáveis pela gestão dos financiamentos. Em 2010, o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) teve sua taxa de juros reduzida para 3.4% facilitando o acesso aos estudantes de baixa renda.

Por meio do Fies os estudantes podem financiar 100% ou 50% do valor das mensalidades. Podem ainda ter bolsa parcial de 50% do Prouni e financiar o restante com recursos do Fies. As inscrições do Fies 2016 podem ser efetuadas a qualquer momento do ano e os requisitos para participação estão previstos na Portaria Normativa nº 8/2015.

Sobre o Prouni


O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do governo federal para facilitar o acesso de alunos carentes ao ensino superior. Criado em 2004, o ProUni oferece bolsas de estudos de 50% ou 100% da mensalidade em faculdades particulares.

O ProUni acontece duas vezes por ano: uma no primeiro e outra no segundo semestre. Para se inscrever no programa de bolsas é imprescindível que o estudante tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido pelo menos 450 pontos de média nas notas. Não pode ter tirado nota zero na redação.
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente