Participamos do

Optometristas reivindicam inserção na atenção básica do Ceará; oftalmologistas temem substituição

A solicitação integra movimento nacional para que os profissionais façam parte dos programas de atenção primária e saúde familiar. A votação do requerimento no pleno do Conselho de Saúde ainda não tem data definida
16:03 | Out. 31, 2016
Autor Amanda Araújo
Foto do autor
Amanda Araújo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Optometristas solicitaram ao Conselho de Saúde do Ceará inserção na rede básica de saúde do Ceará, em programas vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS). A questão foi debatida na manhã desta segunda-feira, 31, em audiência pública da Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB) e gerou manifestação contrária da categoria dos oftalmologistas.

A primeira reunião após a solicitação dos profissionais foi realizada no último dia 10 de outubro. No próximo dia 25 de novembro, as Câmaras de Gestão do Trabalho da Educação em Saúde e de Técnica de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente, além da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador, devem emitir parecer para votação no pleno do Conselho de Saúde, ainda sem data definida.

O assessor jurídico do Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria, Fábio Cunha, afirma que o optometrista é um profissional que trata da visão, formado em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação. "Estão habilitados para identificar doenças graves e fazer encaminhamento especializado. Eles identificam erros refletivos popularmente conhecidos como miopia e astigmatismo, indicando a solução óptica para corrigir a visão".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A solicitação no Ceará integra movimento nacional para que os profissionais façam parte dos programas de atenção primária e saúde familiar. "O foco seriam esses atendimento vinculados a prefeituras e ao SUS. O problema é que os médicos confundem com o óptico, que tem curso técnico e fazem o aviamente da lente. ", esclareceu.

Para o presidente da Sociedade Cearense de Oftalmologia, Abrahão Lucena, as vagas na rede pública devem ser abertas para os oftalmologistas. "Esperamos que esses programas sejam ampliados e preenchidos por um profissional qualificado, não um que entenda só do olho, com capacidade de não só prescrever o óculos, mas de tratar de todas as doenças que existem nesse paciente", disse.

O requerimento, conforme o presidente da Comissão de Saúde da OAB, Ricardo Madeiro, pode culminar em uma substituição de profissionais. "A fundamentação principal é a deficiência do número de oftalmologistas no Estado. Não se discute a necessidade de optometristas, mas se temos deficiência de oftalmologistas, a discussão não passa pelos optometristas”, critica.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente