Participamos do

Professores da Vila das Artes estão com salários atrasados desde junho

Por causa do atraso salarial, as aulas foram paralisadas, prejudicando os processos de formação e a montagem do espetáculo dos alunos
19:48 | Set. 23, 2016
Autor Lucas Mota
Foto do autor
Lucas Mota Repórter na editoria de Esportes
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Professores da Escola Pública de Dança, da Vila das Artes, estão com salários atrasados desde junho deste ano, devido ao atraso no repasse de recurso destinado à instituição. O grupo, formado por nove profissionais, realizou um protesto nesta sexta-feira, 23, na Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) para cobrar a resolução do impasse.

Por causa do atraso salarial, as aulas foram paralisadas, prejudicando os processos de formação e a montagem do espetáculo dos alunos, que está previsto para ocorrer no começo de dezembro no Theatro José de Alencar (TJA). A Escola atende 150 alunos, entre 8 a 15 anos, com cursos de formação básica de balé clássico e contemporâneo, capoeira e história da dança, em 50h/semanais.
[SAIBAMAIS]
A Sefin explica que um convênio foi feito com uma nova entidade, responsável por fazer o repasse à Vila das Artes, neste ano. Conforme a pasta, a legislação eleitoral prevê que a partir do dia 1º de julho não é permitido realizar pagamento de novos convênios. A Secretaria afirma que consultou a Procuradoria Geral do Município (PGM) para saber se o órgão municipal poderá efetuar pagamento e espera receber um retorno na próxima semana.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No ato desta sexta, três professores foram recebidos pelo secretário executivo de Finanças, Fernando Marinho, para tratar sobre o impasse. "O secretário executivo falou que está ciente da gravidade, mas precisa de amparo jurídico para o repasse ser feito. Ele falou que será solicitado um procurador para fazer uma análise e saber se esse trâmite será possível, visto que a Vila das Artes desenvolve um trabalho contínuo, não é um projeto pontual", afirmou a professora da Escola Pública de Dança, Rosa Ana, 34 anos.


A professora da instituição, Dandara Matos, 31 anos, afirma que o problema de repasse é recorrente e critica a falta planejamento para evitar o problema. "Se já sabem que vai ocorrer o período eleitoral, era para ter sido feito um planejamento por parte da Prefeitura. Está bem complicada a situação. Todo mês tem conta para pagar. E quem não tem outra renda?", questionou ela.


Procurada pelo O POVO Online, a Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) informou estar ciente do caso e que busca efetuar o pagamento o quanto antes para não prejudicar as crianças e os professores. A pasta não tem data definida, por enquanto, para o problema ser resolvido.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente