Participamos do

Cientista cearense ganha prêmio nacional e busca apoio para participar de feiras na Europa

Vitor precisa do patrocínio para custear passagens e estadia em feiras que serão realizadas em 2017
11:09 | Set. 27, 2016
Autor Amanda Araújo
Foto do autor
Amanda Araújo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

O cientista cearense Vitor Hugo Sampaio, 23, conquistou medalha de prata na 2ª edição da Infomatrix Brasil, realizada entre os dias 13 e 16 deste mês, em Lages (SC). Agora, o bolsista da Fundação Cearense de Meteorologista e Recursos Hídricos (Funceme) busca apoio financeiro para apresentar seu projeto de aperfeiçoamento de dados climáticos em duas feiras na Europa.

Aluno do 9º semestre do curso Engenharia Ambiental e Sanitária do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Vitor afirma que precisa do patrocínio para custear passagens e estadia para a Exporecerca (em março de 2017, na cidade de Barcelona) e a Vences - Verano Nacional Científico para Estudiantes Sobresalientes (em julho de 2017, em Guadalajara).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O projeto que garantiu a prata ao universitário é financiado pela bolsa da Funceme/Funcap e intitulado “Aperfeiçoamento do Sistema de Avaliação de Dados Ambientais coletados por PCDs: Qualidade e Precisão no Fomento à Pesquisa e Estudos de Tempo e Clima”. Segundo o cientista, PCDs são plataformas de coleta, armazenamento e transmissão de dados ambientais, como pressão atmosférica e umidade relativa do ar.

A pesquisa tem o objetivo de automatizar o processo de validação desses dados, que atualmente é feito de forma manual. Com isso, será possível disponibilizar dados "mais próximos da climatologia local''. "Esses dados são coletados ao longo do tempo para pesquisas e estudos acadêmicos. [O projeto] vai gerar um novo arquivo com código para dizer se aquele dado é bom ou se está destoante da climatologia. É também um alerta para detectar defeitos em algum equipamento", explica.

O projeto de aperfeiçoamento de dados também garantiu ao cientista, em julho desde ano, medalha de prata na Expo MILSET Brasil, que o classificou para a Expo Sciences International (ESI) 2017, que será realizada em Fortaleza. O projeto está em fase de testes e o prazo final para a conclusão é setembro do próximo ano, quando o contrato da bolsa dele será encerrado.

“Eu sempre fui muito interessado pelo meio ambiente, sempre pensei em projetos sociais para impactar a sociedade de alguma forma. Em 2012, quando virei bolsista e entrei nesse mundo da ciência, que até então eu não tinha oportunidade de conhecer, me apaixonei”, narra o estudante.

Trajetória
Vitor nasceu em Fortaleza e coleciona premiações e participações em feiras científicas. Em setembro de 2014, viajou para a Espanha por meio do programa Ciências Sem Fronteiras. No mesmo ano, ficou em terceiro lugar na modalidade Ciências Exatas e da Terra, do Movimento Científico Norte e Nordeste (MOCINN).

Com o projeto “Referencial Verde”, ele também ganhou medalha de bronze como palestrante nas conferências da InfoMatrix Brasil 2016. Desenvolvido nas redes sociais, o projeto visa o compartilhamento de ideias sustentáveis para melhorar a relação da sociedade com a natureza.

Segundo ele, o “Referencial Verde” foi pensado durante o intercâmbio na Europa. “Eu comecei a fazer observações sobre tecnologias voltadas para a qualidade de vida das pessoas e quis compartilhar isso no Brasil”, completa.

SERVIÇO
Para ajudar, entre em contato com o universitário pelo e-mail vitorsampaio.engambiental@gmail.com

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente