PUBLICIDADE
Notícias

Catadores protestam e fecham avenida na Capital

Eles pedem mais inclusão no programa de resíduos sólidos municipal. Avenida Eduardo Girão chegou a ser bloqueada. Reunião foi agendada com a Prefeitura para a próxima semana

19:49 | 30/09/2016
NULL
NULL

[FOTO1]Cerca de 50 catadores de materiais recicláveis reivindicaram maior participação da categoria nas políticas de resíduos sólidos da Prefeitura. Como protesto, eles fecharam a avenida Eduardo Girão, no bairro de Fátima, em frente ao ecoponto instalado no local, na tarde desta sexta-feira, 30. Reunião com a Prefeitura, segunda-feira, 3, deve discutir demandas dos catadores.

Uma das principais queixas dos manifestantes é que a implantação de ecopontos reduz a oferta de materiais anteriormente coletado por eles. Conforme o tesoureiro da associação Brisamar, Fernando da Silva, há falta de materiais. Para ele, se parte do recolhido pelos equipamentos da Prefeitura fosse destinado às associações seria suficiente. “A gente rasga os sacos de lixo e não recolhe nada.Tivemos perda de pelo menos 50% no lucro mensal”, estimou.

De acordo Alex Marques, assessor técnico da Cáritas e da Rede de Catadores, a política de resíduos passou por inversão da ordem. Para ele, antes de implantar os ecopontos e a política de bonificação, a primeira medida a ser tomada deveria ter sido requalificar as associações. “Tem ecoponto do lado das associações. O cidadão não vai para um lugar sujo e insalubre, vai para o limpo”, disse.

Conforme a secretaria da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Fortaleza tem 19 ecopontos instalados. Eles recebem principalmente pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis velhos. A pretensão é de que até o final do ano tenham 25 em funcionamento. O projeto é parte do Programa Recicla Fortaleza, que oferece desconto na conta de energia e crédito no Bilhete Único pela troca do resíduos. O ecoponto do Bairro de Fátima, onde ocorreu a manifestação, foi o primeiro instalado na Capital, em novembro deste ano.

Prefeitura

O coordenador especial de limpeza urbana da SCSP, Albert Gradvohl, esclareceu que a Prefeitura já desenvolve projeto para inclusão dos catadores no sistema de reciclagem dos resíduos. Segundo ele, uma das propostas de parceria inclui a construção de galpões e o aparelhamento dos centros de reciclagem.

De acordo com o titular da SCSP, Luiz Alberto Sabóia, a iniciativa está aberta a qualquer instituição de reciclagem. “Estamos propondo que qualquer associação que quiser ter a balança, o software e funcionar como ponto de coleta que o faça. A gente vai entrar com suporte e infraestrutura”, afirmou.

Serviço
Ecopontos de Fortaleza

Materiais que geram crédito
Os materiais que vão gerar crédito na conta de energia são vidro, metal, papel, plástico e outros, como na divisão abaixo:

Vidro
- Embalagens de vidro, café solúvel e maionese, e garrafas de cerveja, refrigerantes e aguardente.

Metal (Exceto Cobre)
- Ferros em geral, parafusos, latas de cerveja e refrigerantes, aço inox, antimônio, baterias de carro e moto, chumbo e bronze.

Papel
- Papelão, jornais, livros, cadernos, papel branco e papel misto.

Plástico
- Garrafas de refrigerantes (PET), filme, PVC, mangueira, sacolas, embalagens de água sanitária, margarina e detergente.

Outros
- Óleo de cozinha e embalagens Tetrapak (leite, sucos e achocolatados).

Materiais que NÃO geram crédito no Recicla Fortaleza
Entulhos de obras de pequeno porte, cerâmicas ou porcelanas, móveis, estofados, madeiras, restos de podas de plantas, pilhas, celulares, aparelhos eletroeletrônicos, papel sujo ou plastificado, embalagens de ovos, caixas de sabão em pó, embalagens aluminizadas e pneus.

Horário de atendimento:
De segunda-feira a sábado, sempre de 8 às 12 horas e de 14 às 17 horas.

Endereços
Rua Graça Aranha, 300,esquina com a Rua Wilcar Bastos Cavalcante, Barra do Ceará
Avenida Eduardo Girão, 989,esquina com a Avenida Luciano Carneiro, Bairro de Fátima
Avenida Visconde do Rio Branco, 3485,anexo ao Parque Rio Branco, São João do Tauape
Avenida Antônio Justa, 4188,cruzamento com a Rua Meruoca, Varjota
Rua Jasmim, 0,por trás do Liceu Vila Velha, Vila Velha
Avenida Ministro Albuquerque Lima, 1150,esquina com a Rua 721 , Conjunto Ceará
Rua Dr. José Plutarco, 24,esquina com a Rua Professor Aluísio Barros Leal , Cidade dos Funcionários
Rua Hill de Moraes, 397,esquina com a Rua Vereador José Batista Barbosa, Edson Queiroz
Avenida Penetração Norte-Sul , 472,esquina com a Rua do Canal, Conjunto Esperança
Rua Inácio Parente, 70,esquina com a Rua Freire Alemão, Serrinha
Rua Antônio Costa Mendes, 468,esquina com a Travessa Augusto Ribeiro , Vila Pery
Rua Giselda Cysne, 92,cruzamento com a Rua Sólon Carvalho, Cidade 2000

TAGS