Participamos do

Queimadas provocam apagão no Ceará e outros estados do Norte e Nordeste

Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), a falha no sistema foi causada por queimadas próximas a duas linhas de transmissão. Estados do Norte e do Nordeste foram afetados
15:13 | Ago. 30, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Uma queda de energia atingiu uma parte do Estado do Ceará no início da tarde desta terça-feira, 30. Conforme as informações do Operador Nacional do Sistema (ONS), uma queimada de grandes proporções próxima a duas linhas de transmissão causou a interrupção do fornecimento de energia em alguns municípios cearenses. A Companhia Energética do Ceará (Coelce) informou que o apagão teve duração de 31 minutos e a situação foi normalizada às 13h20min.  

 

Devido ao incêndio, as linhas de transmissão Rio das Éguas - Bom Jesus da Lapa II e em Miracema - Colinas, localizadas respectivamente no estado da Bahia e Tocantins, foram desligadas e, consequentemente, a queda na frequência de energia. Segundo a ONS, cerca de 2.300 MW deixaram de ser repassados para as regiões Norte e Nordeste. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Para equilibrar a geração com a demanda energética, o Esquema Regional de Alívio de Cara (ERAC) realizou cortes de carga. Foram 2.700 MW na região Nordeste, correspondendo a 26% da carga total, e 800MW na região Norte, equivalente a 14%.

 

O Ceará não foi o úncio prejudicado. Amazonas, Pará, Amapá, Tocantins, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia também sofreram com o problema. Às 13h40min, todo o sistema já estava normatizado. A ONS informou que vai se reunir com agentes para estudar a ocorrência.  

 

 

 

 Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente