Participamos do

Promotor de Justiça do Ceará apresenta curso online de combate à corrupção eleitoral

Igor Pinheiro defende que a população conheça as práticas irregulares eleitorais para ser capaz de fiscalizar partidos e candidatos
17:40 | Ago. 22, 2016
Autor Amanda Araújo
Foto do autor
Amanda Araújo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Alertar sobre as práticas irregulares durante o período eleitoral e indicar à população ferramentas de fiscalização de seus candidatos. Essas são algumas das propostas do curso online "Combate à corrupção eleitoral: aspectos teóricos e práticos”, lançado no YouTube na última sexta-feira, 19, pelo promotor de Justiça do Ceará Igor Pinheiro. As aulas são diárias até o encerramento das eleições deste ano.

Após o lançamento do livro “Condutas Vedadas aos agentes públicos em ano eleitoral", Igor passou a ministrar cursos presenciais na capital, mas surgiu a procura pelas aulas online. "Muita gente do interior queria participar e não tinha condições. No Youtube era uma forma de facilitar o acesso. A eficácia de combate à corrupção é comprovada com a propagação do conhecimento ", explica.

Para ele, quanto mais as pessoas conhecerem os crimes eleitorais, mais fácil será a fiscalização das irregularidades cometidas pelos candidatos e políticos eleitos. A iniciativa das aulas é particular e não possui apoio privado ou público. Os primeiros episódios, que terão sempre uma média de cinco minutos, dialogam sobre a validade das investigações baseadas em ICP (Infraestrutura de Chaves Públicas) e medidas conciliatórias no processo eleitoral.
[VIDEO1]
O promotor ainda prevê aulas sobre as investigações do Ministério Público e da Polícia Federal, além da apresentação dos crimes de corrupção eleitoral mais comuns, como aliciamento e compra de eleitores. "Temos que sair do comodismo, deixando a fiscalização apenas para instituições. O cidadão comum também tem condições de realizar investigações de particulares e partidos", frisa.

Serviço
As aulas serão disponibilizadas na página oficial no Facebook Igor Pinheiro e no YouTube homônimo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente