Participamos do

Na Semana Mundial do Aleitamento Materno, Meac opera com estoque de leite abaixo do necessário

A Maternidade Escola Assis Chateaubriand precisa manter uma margem de segurança de 30 litros de leite materno. A margem atual é de apenas 19 litros
15:44 | Ago. 01, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Começa nesta segunda, 1º, a Semana Mundial do Aleitamento Materno, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac). Com o tema Amamentação como Chave para o Desenvolvimento Sustentável, o evento lembra a importância da doação do leite materno e reposição dos estoques dos bancos de leite. A programação reúne palestras e oficinas, dentre outras ações educativas. A Semana segue até a próxima sexta, 5.
 
A Meac precisa manter uma margem de segurança de, pelo menos, 30 litros de leite materno. Atualmente, a margem é de apenas 19 litros. Somente nas duas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) são necessárias de 4 a 5 litros por dia. Para as cinco unidades (duas UTIs e três médio risco) são precisos cerca de 13 litros por dia. 
 
[SAIBAMAIS2]A enfermeira do banco de leite humano da Maternidade Escola, Marielle Ribeiro, afirmou à Rádio O POVO CBN (FM 95.5 AM 1010) que todo leite recebido passa por um tratamento chamado pasteurização. "Nós recebemos esse leite e fazemos todos os testes com relação ao armazenamento e temperatura. Só depois o leite é liberado", falou ao programa O POVO no Rádio. "Tem a garantia de que (o leite) vai fazer bem mesmo não sendo o leite delas (mães)". 


A Meac indica que o armazenamento pode ser feito em casa. Antes de realizar o procedimento, as mães devem entrar em contato com a Maternidade pelo telefone 3366-8509 para receber as orientações necessárias.
 
A entrada do público externo é permitida nas ações determinadas na programação mediante inscrição pelo telefone 3366.8526. Veja a programação completa
 
Parte da Semana Mundial do Aleitamento Materno, o Centro do Eventos do Ceará recebe, nesta terça-feira, 2, o Seminário Estadual do Aleitamento Materno. Realizado pelo Governo do Estado, o evento traz a coordenadora das ações de aleitamento materno da Coordenação Geral de Saúde da Criança, Fernanda Ramos Monteiro; o coordenador da Rede Global de Bancos de Leite Humano do Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), João Aprígio Guerra de Almeida; assessora técnica da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Lorena Toledo. 

O Seminário acontece no Pavilhão Leste, 1º mezanino, com entrada pelo portão E, das 8 às 13 horas.
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente