Participamos do

Com atraso, Prefeitura anuncia início das obras de restauro do Teatro São José

O teatro ficou fechado desde que foi desapropriado pela Prefeitura de Fortaleza. A reforma da praça Cristo Redentor foi retirada do projeto original. O prazo de conclusão das obras é março de 2018
16:50 | Ago. 18, 2016
Autor Amanda Araújo
Foto do autor
Amanda Araújo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

As obras de restauro do Teatro São José, com previsão de duração de 18 meses, serão iniciadas nesta sexta-feira, 19, conforme a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf). A reinauguração do espaço estava prevista, inicialmente, para abril deste ano. O orçamento de R$ 6,2 milhões é custeado pela Prefeitura, com apoio do Ministério da Cultura.

O teatro está fechado desde que foi desapropriado pelo poder municipal, em 2010. Conforme o secretario municipal de Cultura, Magela Lima, o atraso da obra se deve à falta de recursos. "A cidade aguarda algo para o teatro desde 2011, mas havia projeto e não havia recurso para a execução. Fomos tentar viabilizar [o restauro] em um cenário de extrema fragilidade financeira", disse.

A licitação da obra foi concluída no último dia 13 de maio, e o projeto agora não inclui mais a reforma da Praça Cristo Redentor
. As modificações do projeto, de acordo com Magela, foram necessárias para adequação junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). "O anterior propunha uma série de intervenções que a coordenação de patrimônio achou que não seria pertinente. Nesse novo projeto, por exemplo, compreendemos que mesmo não sendo tão antigo, aquele anexo (prédio ao lado do teatro) merecia ser restaurado", explicou o secretário.

Críticas
Apesar do restauro ser demanda antiga da classe artística, o início das obras não foi muito comemorado. Para o ator Carri Costa, a ação é uma manifestação política de véspera de eleições. "Se houvesse um compromisso com a arte em Fortaleza, esse teatro já estaria funcionando e teria comemorado 100 anos com uma grande festa", diz, referindo-se ao centenário do prédio, ocorrido em 2015.

Segundo Carri, o teatro deveria ser um espaço público para acolher todo tipo de manifestação cultural. "Foi comprado por uma gestão também descompromissada, e na reta final o prefeito diz que começará a obra. Eu dou a cara a tapa se essa será uma reestruturação decente", criticou.

A coreógrafa, fundadora da Cia. Vatá de Dança e do Teatro das Marias, Valéria Pinheiro, não acredita que o restauro do São José será efetivado. "É uma dívida tão antiga, eu não acredito que vai vir dessa secretaria que foi absolutamente invisível para qualquer ação cultural. A gente precisa de uma Fortaleza com outra cara, que não pense só nos viadutos e concretos. Precisamos de alma, espírito e subjetividade", afirma.

Formação

De acordo com Magela, o teatro deverá ter função de escola, com atividades de formação. "Não será necessariamente a única função, mas há o interesse de realizar essas atividades. O diálogo será iniciado com vários setores das linguagens artísticas, como dança,arte, música e circo. Vamos reunir artistas e produtores para pensar qual será esse novo teatro, que se nutre das contribuições do passado", completa.

A Seif informou que, entre março de 2014 e fevereiro de 2015, foram realizados trabalhos de prospecções pictóricas para análise da estrutura original da edificação. O Teatro são José continua sob a direção de Pedro Domingues que, durante a fase de prospecção, assumiu outras funções na Secultfor.

A Seinf prevê a restauração da fachada, molduras, frisos e estátuas, nova cobertura metálica com tratamento acústico e climatização de ambientes, além de bilheteria, camarins, salões multiuso, cafeteria e área de convivência. O equipamento contará ainda com rampas de acesso, piso tátil, mapas em braile e vagas para deficientes, idosos e ambulância.

Saiba mais
O Teatro São José foi inaugurado em 1915 em um prédio pertencente à Federação dos Trabalhadores Cristãos do Ceará. A construção foi tombada em julho de 1988 (pela lei n° 6318). Em 2010, foi definida a desapropriação do espaço pelo valor de R$ 944,7 mil, pagos pela Prefeitura de Fortaleza à federação.

Em matéria publicada em julho de 2014, O POVO mostrou o estado de abandono do equipamento, que desde então permanece fechado. Na época, a Secultfor disse que o Teatro São José estava em “fase de prospecção e estudos de restauro”.

A Prefeitura só anunciou a reforma do Teatro São José e da Praça Cristo Redentor em julho de 2015. À época, Roberto Cláudio afirmou que a obra começaria em 90 dias e a reinauguração seria em abril de 2016.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente