Participamos do

Biblioteca compartilhada é reinaugurada no Benfica após primeira unidade ser furtada

A geladeira transformada em biblioteca foi furtada há três meses, em menos de 24 horas depois da instalação
14:02 | Ago. 12, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O bairro Benfica, em Fortaleza, recebeu nova geladeira abastecida com livros compartilháveis, na manhã desta sexta-feira, 12. O equipamento foi reinstalado na avenida Treze de Maio, próxima ao cruzamento com a avenida da Universidade. O local foi o mesmo onde a primeira unidade da biblioteca improvisada foi furtada em menos de 24h após a instalação, no último 19 de maio.

O equipamento faz parte da iniciativa “Biblioteca Compartilhada”, do projeto Plantandobem. A ação busca disseminar o hábito da leitura, promovendo o compartilhamento de livros pela cidade.

Com a geladeira instalada no Benfica, o projeto chega à terceira unidade do projeto na capital cearense. Uma foi instalada na avenida Washington Soares, em frente à Universidade de Fortaleza, e outra encontra-se no posto de coleta de sangue do Hemoce, no Shopping RioMar.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Essa é uma nova tentativa de fazer que o projeto do Benfica dê certo. O bairro é histórico, cultural e significativo para essa ação”, afirma Lúcia Silveira, pedagoga e idealizadora do Plantandobem.

A pedagoga informou que a geladeira é fruto de uma doação, assim como os livros disponibilizados. Instalada com cerca de 25 exemplares doados por apoiadores, a minibiblioteca recebeu doações logo após a instalação e já reúne cerca de 40 títulos, afirma Lúcia.

Sobre a segurança, Silveira explica que a instalação ocorreu pela manhã, para dar mais tempo de secar o cimento que fixa o equipamento ao chão. Caso haja novo furto, a pedagoga diz que um outro bairro seria escolhido.

Questionada sobre a atuação do projeto na periferia de Fortaleza, Lúcia disse que o projeto deve ser expandido. A previsão é de que a próxima “Biblioteca Compartilhada” seja na Barra do Ceará, no Restaurante do Alberto, local com 50 anos de história.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente