Participamos do

Estudantes da rede estadual realizam ato na Assembleia Legislativa

Manifestação teve início na Praça da Imprensa e seguiu pelas ruas da Aldeota. Alunos reivindicam negociação com o Governo
20:43 | Jul. 12, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Estudantes da Rede Estadual de Ensino ocuparam na manhã desta terça, 12, as ruas da Aldeota em protesto a favor de melhorias na estrutura das escolas, regularização da merenda escolar, passe livre estudantil, entre outras reivindicações. Os alunos se concentraram na Praça da Imprensa e seguiram em direção a Assembleia Legislativa do Ceará. As ocupações nas escolas estaduais já duram cerca de dois meses. 
 
Segundo Katharina Brito, 17, o ato foi decidido em assembleia realizada pelos estudantes com o objetivo de dialogar com a Secretaria da Educação e o Governo. “Nós queríamos que o Termo de Ajuste de Conduta, elaborado pelos estudantes com apoio da Defensoria Pública, fosse lido na Assembleia Legislativa. Permanecemos ocupando as escolas na tentativa de que o Governo sinalize algum acordo”, afirmou. A estudante cursa o 3º ano do Ensino Médio na EEFM Irapuã Cavalcante Pinheiro, no bairro Conjunto Esperança. 
 
Entre as principais reivindicações do documento estão a reforma e reestruturação das escolas, a participação direta e efetiva dos estudantes nos assuntos escolares,  a garantia do cumprimento do cardápio de merenda escolar  proposto pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), assinado pela nutricionista responsável, o passe livre estudantil, e a criação de núcleos de estudo de gênero nas escolas.
 
Por meio de nota, a Seduc informou que tem mantido disponibilidade ao diálogo com professores e alunos. Foram realizadas diversas reuniões com os estudantes. “O Governo do Estado destinou mais de R$ 140 milhões à infraestrutura das escolas (reformas e manutenção), alimentação escolar, aquisição de computadores, notebooks para premiar os melhores alunos, entre outras ações”.
 
 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente