Participamos do

Dia deve ser de nebulosidade com chuvas isoladas em Fortaleza

A primeira chuva do mês equivale a um quinto da média histórica para junho, na Capital. Não chovia na cidade há duas semanas
11:05 | Jul. 06, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Entre as 7 horas de terça-feira, 5, e as 7 horas desta quarta-feira, 6, choveu em Fortaleza 12,2 milímetros conforme registrado no posto Pici da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Os dados podem ser atualizados ao longo da manhã, mas o montante já é o maior registrado neste mês de julho, uma vez que não chovia em Fortaleza desde 22 de junho — naquela ocasião o posto Água Fria registrou 3,4 milímetros de precipitação. A média histórica para o mês de julho é 59,7mm.

Confira galeria de imagens desta quarta-feira de chuva em Fortaleza

 

O satélite Meteosat-10 captava poucas nuvens sobre o Estado às 7 horas desta quarta. Segundo análise divulgada pela Funceme, "a nebulosidade está associada a áreas de instabilidade atmosférica que se formam sobre o oceano e se deslocam em direção ao continente". Em entrevista coletiva realizada em junho para divulgar análises sobre a quadra chuvosa, a Funceme afirmava que tais instabilidades não impactariam na estiagem pela qual passa o Estado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


A previsão para o restante do dia é de nebulosidade variável com chuvas isoladas não só para Fortaleza como também para toda a faixa litorânea, Região Jaguaribana e região central do Estado. As demais regiões terão nebulosidade variável, aponta a Funceme.

Saiba mais
A quadra chuvosa deste ano foi a sétima pior da história do Ceará. Os 329,3mm da quadra chuvosa deste ano são o pior desvio à média histórica de precipitação desde 2012. Naquele ano, foi registrado 49,7% de desvio negativo sobre a média histórica de 600,7mm. Presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins estima que 90% das chuvas no Estado ocorrem nesse período que vai de fevereiro a maio.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente