Participamos do

Aldo Pagotto já havia sido denunciado no Ceará por coação de adolescentes

Ex-bispo de Sobral foi acusado de tentar coagir adolescentes que denunciaram frei Luiz Sebastião Tomaz por abuso sexual e caso teve trancamento no TJCE
19:33 | Jul. 06, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Dom Aldo Pagotto, que teve o pedido de afastamento das atividades na arquidiocese da Paraíba aceito pelo papa, esteve envolvido em acusações no Ceará, onde desenvolveu atividades como bispo da Diocese de Sobral, na Região Norte. Além das recentes denúncias de pedofilia, ele já havia sido acusado pelo Ministério Público Estadual do Ceará, em 2002, de induzir adolescentes a mudarem depoimentos à Justiça no caso do frei Luis Sebastião Thomaz -apontado como suposto autor de abuso sexual contra 21 meninas de Santana do Acaraú, no interior cearense.

Em 2002, frei Luis Sebastião Thomaz foi denunciado por crianças e adolescentes de abuso sexual em troca de roupas, dinheiro e alimentos.
 
Na época, em entrevista ao O POVO, o delegado responsável pelo inquérito, Aurélio Araújo, afirmou que o então bispo da Diocese de Sobral, Aldo Pagotto, teria incentivado as jovens, na casa delas, a contarem outra história sobre o caso. Isso teria ocorrido após rezar uma missa em Santana do Acaraú.

O promotor do Ministério Público Estadual em Sobral, Alexandre Pinto,  foi autor da denúncia e afirmou em entrevista na tarde desta quarta-feira, 6, que, na época, a acusação foi recebida pela então juíza de Santana do Acaraú, Solange Menezes Holanda, mas foi arquivada pelo Tribunal de Justiça do Ceará.
 
“Quando ainda estava em interrogatório, recebemos a comunicação que o TJCE havia determinado o trancamento da ação e com isso a ação foi praticamente encerrada. Não houve pedido de recurso”, afirmou. 

Segundo padre Gilson Soares, assessor da Confederação Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) na Regional Nordeste 1, com o pedido de renúncia de Aldo Pagotto aceito, ele agora se torna bispo emérito. “Ele continua sendo padre, continua sendo bispo, mas tirou a função do exercício em João Pessoa”, explicou. 

Ao aceitar a renúncia de dom Aldo, papa Francisco nomeou dom Genival Saraiva de França como administrador apostólico da Arquidiocese, até que um novo arcebispo seja nomeado. Dom Genival esteve durante esta semana no Ceará para pregar em um retiro de padres. Ainda de acordo com Gilson Soares, ele voltou para Recife nesta quarta-feira. 
 
A equipe do O POVO tentou contato com a Arquidiocese da Paraíba nesta tarde, mas as ligações não foram atendidas. 

Renúncia

O Vaticano anunciou nesta quarta-feira que o papa Francisco aceitou a renúncia do arcebispo da Paraíba (Brasil), após uma investigação da Santa Sé sobre um escândalo de pedofilia. Dom Aldo esteva à frente da Igreja Católica na região de João Pessoa há 12 anos. Veja na íntegra a carta de renúncia de Dom Aldo Pagotto.
 
De acordo com a imprensa italiana, o religioso ítalo-brasileiro de 66 anos é suspeito de ter abrigado em sua diocese padres e seminaristas acusados de abusar sexualmente de menores e expulsos por outros bispos. Ele também manteria uma relação com um rapaz de 18 anos.
 
Em sua carta de renúncia, dom Aldo afirma que cometeu erros "por confiar demais, numa ingênua misericórdia". "Acolhi padres e seminaristas, no intuito de lhes oferecer novas chances na vida. Entre outros, alguns egressos, posteriormente suspeitos de cometer graves defecções, contrárias à idoneidade exigida no sagrado ministério", prossegue.
 
Redação O Povo Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente