Participamos do

Primeira Área de Trânsito Calmo de Fortaleza é inaugurada no Rodolfo Teófilo

Entrega dos equipamentos de segurança viária foi feita na manhã deste sábado, 11, pelo prefeito Roberto Cláudio
13:14 | Jun. 11, 2016
Autor Luana Severo
Foto do autor
Luana Severo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A primeira Área de Trânsito Calmo de Fortaleza foi inaugurada na manhã deste sábado, 11, pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT), no bairro Rodolfo Teófilo. Com equipamentos como três travessias elevadas, 14 prolongamentos de calçada e um painel eletrônico educativo, o quadrilátero contempla trechos estratégicos da região, localizados próximo a instituições como o Hospital do Câncer do Ceará (ICC), o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e a biblioteca da Universidade Federal do Ceará (UFC). 

“Um dos problemas de mobilidade de Fortaleza, histórico, inclusive, é a falta de preocupação com o pedestre e com a segurança viária. Este, deixa de ser um problema de mobilidade e passa a ser um problema de saúde pública”, comentou Roberto Cláudio. E disse que a Prefeitura estima que, por ano, 500 mortes são causadas no trânsito de Fortaleza devido, principalmente, a colisão de veículos, atropelamentos e desrespeito a ciclistas.

Além de estar atento ao novo desenho urbano da região, o motorista que trafegar pelo local deve respeitar o limite de velocidade de 30 quilômetros por hora. Para tanto, a travessia elevada localizada em frente à biblioteca da UFC, na rua Alexandre Baraúna, conta com um painel eletrônico educativo. 

Segundo o superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Arcelino Lima, o painel “mostra para o motorista se ele passou ou não na velocidade regulamentada e mostra a quantidade dos que estão desrespeitando esse limite”. Assim, conforme o superintendente, após dois meses de avaliação, acompanhando o comportamento dos motoristas, será possível para a autarquia avaliar a necessidade de trocar o equipamento por outro de fiscalização eletrônica convencional.

Localização

As três travessias elevadas para pedestre estão localizadas nas ruas Papi Júnior, em frente ao ICC; Alexandre Baraúna, em frente à Biblioteca da UFC e Capitão Francisco Pedro, na esquina com a Alexandre Baraúna, próximo ao HUWC. Já os 14 prolongamentos de calçada estão distribuídos nos cruzamentos da Alexandre Baraúna com as ruas Capitão Francisco Pedro, Monsenhor Furtado, Coronel Nunes de Melo e Papi Júnior.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente