Participamos do

Presidente da SBPC ministra palestra sobre Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação

14:53 | Jun. 16, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader ministra uma palestra nesta quinta-feira, 16, na sede do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato) às 18 horas. O tema abordado vai ser o processo de implementação e os impactos do novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O Marco Legal é o nome dado à lei 13.243/2016, sancionada pela presidente Dilma Rousseff em janeiro deste ano. A lei prevê isenção e redução de impostos para importação de insumos nas empresas do setor de pesquisa. Além disso, o Marco amplia o tempo máximo que professores das universidades públicas em regime de dedicação exclusiva para poder exercer atividades de maneira remunerada fora da universidade.

Esse último ponto específico causou reações distintas no meio acadêmico. Na época da sanção da lei, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) critica a medida, apontando-a como um avanço no processo de privatização do ensino superior público.

Já Antônio Gomes de Souza Filho, pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC), disse ao O POVO em janeiro que vê a medida como "um grande avanço, considerando que a dedicação exclusiva atualmente é um fator limitante para os pesquisadores.

Outro ponto polêmico que o Marco Legal trata é permissão para que universidades e institutos públicos de pesquisa compartilhem o uso de seus laboratórios e equipes com empresas para fins de pesquisa, desde que não haja conflito com as atividades desenvolvidas pelas instituições de ensino.

A palestra desta quinta-feira é fruto de uma parceria entre a SBPC e Adufc-Sindicato e faz parte do Projeto Ciência, Tecnologia e Cultura em Debate nas Universidades Federais do Ceará.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente