PUBLICIDADE
Notícias

Imóvel onde está Museu da Imagem e do Som é tombado definitivamente

Tombamento da Casa de Fausto Cabral foi aprovado hoje. Equipamento abriga o Museu da Imagem e do Som, na avenida Barão de Studart

20:52 | 22/06/2016
NULL
NULL
O tombamento definitivo da Casa de Fausto Cabral, imóvel onde funciona o Museu da Imagem e do Som do Ceará, foi aprovado nesta quarta-feira, 22. O processo teve início em 2015 e considerou a inserção do imóvel nos processos de concepções urbanísticas de ocupação da cidade. 

A casa está localizada na avenida Barão de Studart, 410. Na região, várias construções originais já foram demolidas. Além dos registros fotográficos e sonoros que o equipamento possui, o próprio prédio é documento relevador das transformações pelas quais Fortaleza passou desde os anos 1950.

Dos 65 anos de uso da casa, os primeiros 20 anos em que funcionou como residência já justificariam o argumento em prol de seu tombamento, considerado o contexto histórico descrito anteriormente e do qual a casa é um dos últimos vestígios. Afora isso, os usos posteriores e os sentidos e apropriações daí advindos só corroboram o interesse público em que a edificação e seus usos sejam preservados. 

A aprovação do tombamento foi feita pelo Conselho Estadual de Preservação de Patrimônio Cultural do Ceará (Coepa) durante reunião da Coordenadoria de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Cophac), da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).
 
Tombamento provisório
 
Em reunião ordinária realizada em junho do ano passado, o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Histórico Cultural (Coepa) decidiu a favor do tombamento provisório do prédio do Museu da Imagem e do Som (MIS).
 
 
Redação O POVO Online 
TAGS