Participamos do

Ação de combate às drogas acontece em terminais e praças públicas até domingo

A II Semana Estadual de Políticas sobre Drogas segue até o próximo domingo, 26, em terminais de ônibus, shopping e praça pública
16:00 | Jun. 21, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Segue até o próximo domingo, 26, a II Semana Estadual de Políticas sobre Drogas, lançada pela Secretaria Especial de Políticas Sobre Drogas, nesta segunda, 20. Com o tema "Todos pela Prevenção", o objetivo é chamar atenção da sociedade para as consequências do uso de álcool e outras drogas líticas e ilícitas.
 
A ação acontece em locais de grande concentração de pessoas, como terminais de ônibus, praças públicas e shoppings. De acordo com a coordenadora da pasta, Aline Bezerra, os profissionais são preparados para abordagem seguida de orientação, mas afirma que a chegada ocorre também por parte do público. "A população está tão carente desse tipo de encaminhamento que elas nos abordam procurando o serviço", diz. 

Em entrevista à Rádio O POVO CBN (FM 95.5 AM 1010), a Aline Bezerra explica que muitas pessoas que buscam ajuda já têm problemas com álcool na família. "A gente orienta a vir aqui no Centro de Referência sobre Drogas. As pessoas são escutadas e encaminhadas para locais de tratamento", especifica.

Localizado na rua Oto de Alencar, no bairro Jacarecanga, o Centro de Referência possui duas salas de escuta, onde as informações são filtradas e os pacientes são encaminhadas para os locais de tratamento. Criada em março de 2015, a pasta atua nos eixos de prevenção, acolhimento e reinserção social em 21 municípios cearenses.

Ouça a entrevista completa com a coordenadora da pasta, Aline Bezerra, à Rádio O POVO CBN 
 
A secretaria trabalha também em programas, aplicados em parceria com o Ministério da Saúde e o Ministério da Justiça, que atendem crianças a partir de 6 anos até jovens de 18 anos. Ainda de acordo com a coordenadora, a secretaria realiza pesquisa epidemológica no Estado. 
  
Ação Cidadania
 
Na próxima quinta, 23, e sexta-feira, 24, a programação acontece no Shopping Benfica, das 11 às 14 horas. Também na sexta, a II Semana de Políticas sobre Drogas continua nos terminais do Antônio Bezerra, das 8 às 12 horas, e Papicu, das 13 às 15 horas. 
 
No manhã sábado, 25, acontece a Ação Cidadania - Todos pela Prevenção, na Praça Gustavo Barroso, também conhecida como Praça do Liceu. Serão disponibilizados serviços de vacinação, corte de cabelo, aplicação de flúor, orientações sobre saúde bucal, assessoria jurídica, distribuição de preservativos e de informativos sobre HIV e Aedes aegypti.
 
O encerramento acontece no domingo, 26, com o II Passeio Ciclístico, a partir das 7 horas, saindo do anfiteatro do Parque do Cocó.
  
Serviço 

Centro de Referência Sobre Drogas (CRD)
Rua Oto de Alencar, 193. Jacarecanga
Tel: 0800.275.1475
 
Praça Gustavo Barroso (Praça do Liceu)
Rua Guilherme Rocha, s/n. Jacarecanga 
 
Redação o POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente