Participamos do

Sobrado Dr. José Lourenço recebe exposição "Poema das Águas" a partir deste sábado

A coleção de 38 fotos é fruto de um projeto de pesquisa chamado "Água pra que te quero!"
21:06 | Mai. 20, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), receberá a partir do sábado, 21, a exposição “Poema das Águas”, de Nívia Uchôa.

A coleção de 38 fotos é fruto de um projeto de pesquisa chamado “Água pra que te quero!”, que busca demonstrar a relação do ser humano com a água, a partir de uma estética artística e documental. A exposição fotográfica segue em cartaz até 25 de junho, com visitação gratuita, de terça-feira à sexta-feira e no sábado.

De acordo com o site do Governo do Estado do Ceará, a exposição apresenta também, através de fotografias sociais, a relação do ser humano com a água pela ótica do cotidiano, com ênfase para práticas positivas e negativas do uso da água na sociedade contemporânea.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Por meio desta ação, há um estímulo e difusão da arte fotográfica como exercício de sensibilização, reflexão e estética através do olhar e, desta forma, promove reflexões coletivas sobre a importância da água, o desperdício e suas consequências, assim como dá visibilidade às ações de conservação e uso racional da água”, diz a nota.

A exposição fotográfica

Nívia Uchôa recolheu imagens de três bacias hidrográficas do Estado do Ceará (Banabuiú, Salgado e Alto Jaguaribe) a partir de sua documentação e poética contida nas fotos.
Com as escolhas, ela buscou sensibilizar a sociedade civil, no sentido de contribuir para o uso racional da água, estimulando uma reflexão sobre o tema e alertando sobre práticas cotidianas de desperdício que podem ser evitadas em prol da vida do planeta.

Para tanto, a pesquisa fotográfica - que deu origem também a um livro e um vídeo –documento- aborda o tema água como patrimônio imaterial, utilizando como critérios de seleção: presença/ausência de corpos de água e forma de abastecimento (açudes, lagoas, rios, poços); presença/ausência de Unidade de Conservação, proximidade entre os municípios e tamanho da população.

Serviço - Exposição "Poema das Águas", por Nívea Uchôa

Onde: Sobrado Dr. José Lourenço (Rua Major Facundo, 154, Centro)
Abertura: Sábado, 21/5, às 10h.
Visitação: Até 25/6. De terça à sexta, de 9h às 18h, e no sábado, de 9h às 17h.
Entrada franca.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente