Participamos do

Sem prazo para início de restauro, Teatro São José completa 101 anos

Anunciada em junho do ano passado, obra ainda não tem previsão de início. Demora foi atribuída à dificuldade de liberação dos recursos federais. A reforma da Praça Cristo Redentor foi retirada do projeto
16:45 | Mai. 17, 2016
Autor Amanda Araújo
Foto do autor
Amanda Araújo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Teatro São José completou 101 anos em abril deste ano e ainda não há prazo para o início da restauração do equipamento. A reinauguração do espaço estava prevista, inicialmente, para abril deste ano, mas a licitação da obra foi concluída apenas na última sexta-feira, 13. O orçamento é de R$ 6.243.229 milhões, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf).

A "ampla restauração" foi anunciada pelo prefeito Roberto Cláudio em junho de 2015, quando o ator e diretor cearense Pedro Domingues foi nomeado gestor do equipamento. Um mês depois, ele e o titular da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor), Magela Lima, anunciaram em entrevista ao O POVO que o espaço deveria ser reinaugurado em abril de 2016.

De lá pra cá, os trâmites pouco avançaram, a obra sequer foi iniciada, e o local continua fechado. A demora foi atribuída à dificuldade de liberação dos recursos federais. "Aguardamos a confimação desses recursos para começar a obra. Não podemos dar início sem essa garantia para não ter risco de suspensão", explica o titular da Seinf, Samuel Dias.
[SAIBAMAIS 4]
A expectativa agora é de que as obras comecem ainda este ano, com prazo de conclusão de até 18 meses. "O contrato ainda precisa ser assinado, mas isso é uma formalidade, a questão são os recursos. O projeto é bem completo, com a mudança do teto, que é todo de madeira, restauração das paredes", afirma Dias.

Segundo o titular da Seinf, o projeto envolve engenheiros, arquitetos e historiadores. "O restauro é um trabalho minucioso e muito mais demorado que uma reforma. Durante a obra podem aparecer alguns detalhes ou descobertas, que devem ser ajustados ao projeto", explica.

A Seinf informou que, entre março de 2014 e fevereiro de 2015, foram realizados ''trabalhos de prospecções pictóricas de reboco e de piso no Teatro São José''. Os estudos tinham o objetivo de fazer uma análise da estrutura original da edificação antes da criação do projeto de restauro.

O novo Teatro São José terá 1.446 m² e capacidade para 370 pessoas. A obra inclui restauração de elementos decorativos de fachada, molduras, frisos e estátuas, além de nova cobertura metálica com tratamento acústico, climatização de ambientes e novos espaços como: bilheteria, camarins, salões multiuso, cafeteria e área de convivência.

''Adaptado às normas de segurança do Corpo de Bombeiros e acessibilidade universal, o equipamento contará com rampas de acesso, piso tátil, mapas em braile e vagas para deficientes, idosos e ambulância'', completa a Seinf, em nota.

A Praça Cristo Redentor, que deveria ser reinauguarada com o Teatro São José, não está mais incluída no projeto de restauro. Samuel Dias disse que a reinauguração da praça deve ser realizada dentro de um projeto de restauro do Centro, com um financiamento Corporação Andina de Fomento (CAF). O contrato para essa obra ainda não tem prazo para ser assinado.
[VIDEO1]
Direção
O Teatro são José continua sob a direção de Pedro Domingues que, durante a fase de prospecção relatada pela Seinf, assumiu outras funções na Secultfor. Dentre elas estão: realização do concurso para criação da logo do Teatro São José (2015-finalizado), realização do XI Festival de Teatro de Fortaleza (2015) e do XII Festival de Teatro de Fortaleza (a ser realizado em 2016).  Além disso, o gestor é responsável pelo planejamento das atividades pedagógicas que serão realizadas no novo Teatro São José.

Abandono
O Teatro São José foi inaugurado em 1915 em um prédio pertencente à Federação dos Trabalhadores Cristãos do Ceará. A construção foi tombada em julho de 1988 (pela lei n° 6318). Em 2010, foi definida a desapropriação do espaço pelo valor de R$ 944,7 mil, pagos pela Prefeitura de Fortaleza à federação.

Em matéria publicada em julho de 2014, O POVO mostrou o estado de abandono do equipamento, que desde então permanece fechado. Na época, a Secultfor disse que o Teatro São José estava em “fase de prospecção e estudos de restauro”.

Saiba mais
Em 2015, o titular da Secultfor, Magela Lima, afirmou que a expectativa era de que o teatro fosse reinaugurado nas comemorações de seu centenário. A Prefeitura só anunciou a reforma do Teatro São José e da Praça Cristo Redentor em julho de 2015, e a previsão para a reinauguração era em abril de 2016.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente