PUBLICIDADE
Notícias

Prefeitura define cronograma de carros compartilhados nesta quarta-feira

Datas para cadastro, início de testes e inauguração das estações serão anunciadas até a próxima sexta-feira, 3

15:20 | 31/05/2016
NULL
NULL
A Prefeitura de Fortaleza vai lançar o sistema de carros elétricos compartilhados no próximo mês. De acordo com o prefeito Roberto Cláudio, o município não gastou com aquisição dos carros. Os fortalezenses terão o prazo de 45 dias para realizar o cadastro. Nesse período, duas estações funcionarão em fase de testes.
 
Conforme a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos do Ceará, que executa o Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito, o cronograma do sistema será definido nesta quarta-feira, 1° de junho, e deve ser divulgado até o fim desta semana.  
 
"Essa é uma ideia que tem dois grandes motes. A mobilidade sustentável, a gente cada vez mais poluir menos o meio ambiente, os carros são elétricos então não têm nenhum poder de poluição do ar", disse Roberto Cláudio em entrevista à Rádio O POVO CBN. "E o segundo é o compartilhamento, quanto mais a gente compartilhar veículos, uso de transporte público, vai reduzir o número de carros nas ruas e isso melhora a própria mobilidade em si e tem um impacto importante na emissão de gases de efeito atmosférico".
 
[SAIBAMAIS3]O prefeito explica que toda logística foi montada "sem ter que gastar nem um real" na aquisição dos veículos. "O próprio patrocinador da política é quem tá financiando os veículos. A Prefeitura entra mais com o planejamento, com a logística, com a organizaçao".

A Sertel venceu a licitação para operar o sistema e captou como patrocinador o Hapvida. A assessoria informa que a Prefeitura não arcou com nenhum custo.
 
Após o período de testes, serão inauguradas dez estações com 15 carros no total. Para o programa O POVO no Rádio, o prefeito afirmou que 30 veículos devem ser entregues ainda em julho.

 
Ainda de acordo com Roberto Cláudio, o contrato da licitação prevê que a empresa que gerencia o sistema será responsável pela manutenção dos carros. "Há uma experiência que nos inspira que é a das bicicletas. A gente sabe contar na mão quando é que houve algum caso de avaria intencional. A grande maioria da população tem cuidado de zelar da bicicleta e da política porque sabe que ela é um ganho pra cidade".
Redação O POVO Online
TAGS