Participamos do

Pacientes com câncer realizam manifestação a favor do uso do medicamento

O ato deverá ocorrer neste domingo, 29, a partir das 16h, no Aterro da Praia de Iracema
20:15 | Mai. 23, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Pacientes diagnosticados com câncer pretendem realizar neste domingo, 29, uma manifestação nacional a favor da liberação do uso da fosfoetanolamina sintética, a chamada pílula do câncer. Em Fortaleza, o ato deverá ser realizado a partir das 16 horas, no Aterro da Praia de Iracema. A ideia do movimento é sensibilizar a sociedade para a importância do uso da substância para tratamento oncológico. 

Na linha de frente da organização do encontro em Fortaleza, a funcionário pública Jaqueline Cavalcante, 53, venceu um processo para a liberação do uso da pílula. Ela foi acometida com câncer em diversas parte do corpo e já fez três cirurgias para a retirada do tumor. Com caso considerado gravíssimo, Jaqueline não reage mais às sessões de quimioterapia e nem radioterapia. 

“Neste domingo, nós pretendemos mostrar o real valor da pílula nos pacientes paliativos, onde nem quimio e nem radioterapia funcionam. Nós temos muita esperança nesse medicamento”, afirma Jaqueline. Para ela, “é frustrante querer tentar a cura  por meio do medicamento e não serem dadas as oportunidades”.

Decisão STF

No último dia 19, o Supremo Tribunal Federal suspendeu a lei que autorizava o uso da pílula. Válida desde abril deste ano, a decisão foi suspensa por 6 votos a 4. No mesmo julgamento, os ministros mantiveram suspensas decisões judiciais que obrigavam o governo a fornecer a substância.  

Serviço
O que: Manifestação a favor da liberação do uso da fosfoetanolamina sintética
Quando: Domingo, 29 de maio, às 16h
Onde: Aterro da Praia de Iracema
Contato:  (85) 997199588

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente