Participamos do

Manifestantes promovem rolezinhos do Bolsonaro e da Inês Brasil na UFC

Balas de efeito moral foram utilizados para evitar confronto entre os manifestantes contra e a favor do deputado federal Jair Bolsonaro
17:03 | Mai. 13, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Atualizado às 20h38min
Manifestantes do “Rolezinho do Bolsonaro” se concentraram nesta sexta-feira, 13, em frente ao shopping Benfica, no bairro Benfica.  Os integrantes do ato portavam uma faixa com o dizer “Bolsonaro presidente por um Brasil decente” e gritavam o nome de Brilhante Ustra. Alguns participantes também vestiam blusas com a imagem do deputado Jair Bolsonaro. Segundo os organizadores, a principal proposta do movimento é defender o pluralismo político. A estimativa dos organizadores de 250 pessoas, mas a Polícia Militar apontou 100 pessoas. Os manifestantes se dispersaram por volta das 19 horas.
 
O "Rolezinho da Inês Brasil na UFC" e o "Rolezinho da Gratidão" ocorreram simulataneamente ao ato a favor do deputado Bolsonaro. As manifestações tinham o objetivo de defender os direitos das minorias e promover uma aula sobre o fascismo, com o apoio dos professores da universidade. Os integrantes das manifestações levaram balões e cartazes com palavras em prol dos direitos das minorias.
 
Os manifestantes dos rolezinhos do Bolsonaro e da Inês estavam distribuídos em diversos pontos da universidade. Um grupo de pessoas dentro do Centro de Humanidades II, e outro em frente à Reitoria. Os manifestantes a favor de Bolsonaro dividiram-se dentro do bloco da Arquitetura e na avenida 13 de Maio com a avenida da Universidade. A frase "Fascistas não passarão" era dita pelo grupo da Inês Brasil, enquanto os manifestantes a favor do deputado, gritavam "Bolsonaro para presidente".
 
Um homem tentou pegar uma bandeira dos manifestantes pró-Bolsaro, e os policiais dispararam tiros de efeito moral para evitar confronto entre os integrantes. A estimativa da Polícia Militar é de que mais de 300 pessoas integravam o "rolezinho" da Inês. 
 
Depois que os manifestantes a favor de Bolsonaro dispersaram, os integrantes do rolezinho da Inês ocuparam duas faixas da avenida da Universidade, entre as Casas de Cultura e o curso de Jornalismo da UFC. Uma equipe do Comando Tático Motorizado (Cotam), do Batalhão de Choque, fez uma barreira para dispersar os manifestantes, mas não houve confronto.
[VIDEO1]
[VIDEO2]
[VIDEO3] 
 
 Redação O POVO Online com
informações da repórter Amanda Araújo
 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente