Participamos do

Justiça nega pedido de prisão contra presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários

De acordo com juiz Edísio Meira Tejo Neto, não há 'elementos suficientes' de que Valdemiro 'represente ameaça à ordem pública'
17:48 | Mai. 31, 2016
Autor Lucas Mota
Foto do autor
Lucas Mota Repórter na editoria de Esportes
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Justiça negou o pedido de prisão preventiva do presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores Penitenciários do Ceará (Sindasp/CE), Valdemiro Barbosa Lima Júnior, formulado pelo Ministério Público (MP). De acordo com juiz Edísio Meira Tejo Neto, Vara Única de Itaitinga, responsável pela decisão proferida nesta segunda-feira, 30, não há "elementos suficientes" de que Valdemiro "represente ameaça à ordem pública".

[SAIBAMAIS2]A representação do MP contra Valdemiro ocorreu após os acontecimentos nos presídios do Estado, no último dia 21, quando ocorreram rebeliões, fugas e mortes de detentos, além de destruição de parte da infraestrutura das unidades prisionais. Segundo o Ministério Público, o presidente do Sindasp teria agido de forma que pôs em risco a vida dos presos e agentes de segurança, como também teria incitado às ações de bloqueio de visitas e a entrada da Polícia Militar.

Ainda conforme o pedido formulado pelo MP, Valdemiro possui “potencial para prejudicar as investigações” e que a prisão estaria justificada na “preservação da ordem pública” e na “aplicação da lei penal”.

Para o juiz Edísio Meira, o pedido está carente “de elementos concretos de indiciamento e responsabilização criminal". O magistrado ressaltou que os atos atribuídos ao presidente do Sindasp devem ser apurados e provados.

O Ministério Público informou ao O POVO Online que não comentará a investigação das rebeliões, por enquanto, nem qualquer pedido aceito ou negado.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente