Participamos do

Iniciada primeira etapa de obra de requalificação da Aguanambi

17:57 | Mai. 27, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Na última qinta-feira, 25, foi dado início às obras de requalificação da avenida Aguanambi, onde será implementado o corredor exclusivo de ônibus, que interligará a BR-116 à Aguanambi.

Esta é a primeira etapa de uma série mudanças na via. No trecho entre as ruas Soriano Albuquerque e Coronel Solón, a Aguanambi passará por um estreitamento da pista auxiliar.

Os canteiros laterais, nas margens da via em ambos lados, serão retirados. Além disso, está prevista a construção de uma laje sobre o canal, que após a implantação do binário, irá permitir o tráfego de veículos que seguem na Rua Padre Matos Serra.

Na intervenção, também está prevista a formação de um binário nas ruas Coronel Solón e Padre Matos Serra, no bairro José Bonifácio (Regional IV).

De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), não haverá desvio de tráfego nesta etapa da obra e dará apoio operacional de tráfego durante a realização da intervenção.

Essa etapa faz parte de um conjunto de mudanças na Aguanambi iniciadas em janeiro, com a construção de um viaduto na Praça Manoel Dias Branco e de uma passarela para pedestres próxima ao Hospital Antônio Prudente.

"Vamos começar agora as obras de preparação para a requalificação viaria na Aguanambi. Serão colocadas as estacas para a construção das estações do corredor exclusivo de ônibus, além de um pontilhão sobre o canal para que se construa o binário", afirmou Samuel Dias, titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

A previsão é que esta etapa seja concuída em agosto deste ano. Além das mudanças na pista auxiliar, serão instaladas junto ao canal as estacas que servirão de base para as estações (quatro em cada um dos sentidos entre o Hospital Antônio Prudente a avenida Domingos Olímpio) do corredor exclusivo de ônibus.

"Na segunda etapa, as obras de requalificação viária vão exigir o desvio de tráfego. Depois de concluído o viaduto no final do segundo semestre, vamos partir para as obras definitivas", complementou o secretário.

Toda a obra tem custo previsto de R$95 milhões com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento. A previsão é de que tudo esteja pronto no início de 2018.

Ciclovia

Será instalada na região ainda 3,6 quilômetros de malha cicloviária. As ciclofaixas ficarão nas ruas Coronel Solón, Padre Matos Serra (da Av. Aguanambi à Rua Barão do Rio Branco), Senador Pompeu e Barão do Rio Branco (da Av. 13 de Maio à Av.Domingos Olímpio).

Nas margens da Aguanambi, será instalada uma ciclovia.

As obras da Avenida Aguanambi e do binário estão sendo executadas pelas secretarias de Infraestrutura (Seinf) e de Conservação e Serviços Públicos (SCSP).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente