Participamos do

Governador Camilo Santana se reúne com agentes penitenciários após motim

13:14 | Mai. 21, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O comando de greve dos agentes penitenciários se reunirá com o governador Camilo Santana (PT) na tarde deste sábado, 20, no Palácio da Abolição. Os servidores irão apresentar as reivindicações da categoria que iniciou greve nesta manhã. O encontro deve ter a presença ainda do titular da Secretaria da Justiça do Ceará, Hélio Leitão, e da Controladora Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário, Socorro França.

A reunião foi convocada após motim de detentos da Casa de Privação Provisória de Liberdade Elias Alves da Silva (CPPL IV), em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Os presos se revoltaram quando souberam que as visitas de parentes haviam sido canceladas por conta da greve dos agentes penitenciários.
 
[FOTO1]

Os familiares dos presos também se manifestaram na manhã deste sábado, 21, bloqueando os dois sentidos da BR-116 em frentes às Casas de Privação Provisória. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o bloqueio provocou congestionamento de 5 km no sentido Capital-Interior.
 
[FOTO2]

Greve
Os agentes reivindicam aumento na gratificação (gratificação de atividades especiais e de risco de 60% para 100%), concurso público para três mil vagas, compra de armamento, munições, treinamento para os agentes penitenciários e mudanças quanto ao pagamento de horas extras, como ocorreu com a Polícia Civil e Militar.

Na última sexta-feira, 21, desembargadora Tereze Neumann Duarte Chaves decretou ilegal a greve do Sindicato dos Agentes e Servidores Penitenciário do Estaodo Ceará (Sindasp-CE) em expediente de urgência. A entidade, porém, informou que manterá o movimento porque ainda não foi oficialmente notificada pela Justiça.
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente