Participamos do

Filho de Cândido Portinari realiza palestra em Fortaleza

A palestra, que acontece no Teatro Celina Queiroz, é aberta ao público e terá três momentos
22:17 | Mai. 09, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O único filho do artista plástico Cândido Portinari, João Cândido Portinari, estará em Fortaleza nesta terça-feira, 10. Ele realiza a palestra Cândido Portinari: Do Cafezal à ONU, última parte do projeto Curumim das Artes, em que obras do brasileiro foram reproduzidas por crianças da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz. O evento acontece na Universidade de Fortaleza (Unifor).

As imagens foram feitas durante todo o mês de abril e início de maio, quando as crianças receberam oficinas ministradas dentro da própria escola. Os meninos e meninas tiveram a oportunidade de conhecer, de perto, as obras que pertencem ao acervo da Fundação Edson Queiroz.

A palestra, que acontece no Teatro Celina Queiroz, é aberta ao público e terá três momentos. João Cândido revisita a vida e a obra de seu pai na primeira parte e, em seguida, falará sobre o trabalho do Projeto Portinari. Ele abordará também a atuação sociocultural do Projeto, bem como a preservação da memória nacional por meio da arte.

O último momento da palestra será sobre sua iniciativa mais recente, o Projeto Guerra e Paz. O projeto trouxe a obra-prima do pintor para restauro e exposição no Brasil, e em Paris. O evento contará ainda com a presença das crianças que participaram do projeto Curumim das Artes, além de apresentações artísticas de outras crianças da Escola, entre elas a Orquestra Sanfônica.

João Candido também visitará, às 16h do dia 10, a Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, para um bate-papo com as crianças.

Serviço

Cândido Portinari: Do Cafezal à ONU
Palestra com o diretor do Projeto Portinari, João Candido Portinari e encerramento do projeto Curumim das Artes
Dia 10 de março, terça-feira, às 19h
Teatro Celina Queiroz

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente