Participamos do

Estação com 50 bicicletas compartilhadas do Modelo Integração será entregue no Terminal da Parangaba

As bicicletas podem ficar até 14 horas com o usuário do bilhete único. Depois da Parangaba, outros terminais também receberão estações
20:31 | Mai. 30, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Sistema de Bicicletas Compartilhadas - Modelo Integração será inaugurado na próxima quarta-feira, 1º de junho, no Terminal da Parangaba. A primeira estação com 50 primeira bicicletas será implantada nesta terça-feira, 31, e a inauguração está prevista para acontecer no dia seguinte, de acordo com o prefeito Roberto Cláudio (PDT).

O novo modelo foi apresentado em março deste ano como forma de ampliar a integração entre modais. Com um sistema de horas diferente do que acontece no Bicicletar, no Modelo Integração as 50 bicicletas, conforme a prefeitura detalhou quando houve o lançamento do projeto, podem ser alugadas gratuitamente por usuários do Bilhete Único, podendo ficar com o equipamento até 14 horas, o que possibilita, por exemplo, a pernoite com a bicicleta.

O sistema deve funcionar todos os dias da semana, das 5h à 00h para retirada das bicicletas, e 24 horas (tempo integral) para devolução das bicicletas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As bicicletas retiradas a partir das 17h das sextas-feiras poderão ser devolvidas até as 9h da segunda-feira subsequente, sem que haja penalidade para o usuário, sendo a mesma regra aplicada aos feriados.

O Terminal da Parangaba, um dos sete terminais da cidade, e um dos com maior fluxo de passageiros. Por dia, passam por lá mais de 188 mil pessoas, em cerca de 369 ônibus distribuídos em 57 linhas. Os demais terminais serão contemplados posteriormente.

Expansão 

De acordo com informações da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), novas estações, em espaços de grande fluxo de pessoas, deverão ser implantada ainda este ano.

A localização das próximas estações passará por estudo de planejamento, mas oito alternativas já estão sendo analidas. São elas: os terminais do Papicu, Antônio Bezerra, Siqueira, Messejana, Conjunto Ceará e Lagoa, além dos terminais abertos da Praça Coração de Jesus e da Praça da Estação, ambos localizados no Centro.

Em março, a prefeitura garantiu que até agosto, serão instaladas mais três estações e, até o fim do ano, serão garantidas mais cinco.

A empresa Serttel, a mesma que já é a responsável pelo Bicicletar, tem gerência sobre a implantação, operação e manutenção da primeira etapa do novo sistema. O patrocinador da primeira estação de bicicletas integradas, no Terminal da Parangaba, será a Marquise.

Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente