Participamos do

Detentos ficam sem visitas no primeiro dia de greve dos agentes penitenciários

Visitantes queimaram pneus na BR-116 em protesto
09:46 | Mai. 21, 2016
Autor Jéssika Sisnando
Foto do autor
Jéssika Sisnando Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 20h58

No primeiro dia da greve dos agentes penitenciários do Estado do Ceará as visitas não foram permitidas nas unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Mulheres de detentos se reuniram e protestaram na BR-116 queimando pneus na manhã deste sábado, 21, o que causou engarrafamento na rodovia.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a pista foi bloqueada por volta das 8h50min por cerca de 250 mulheres que reivindicavam a volta das visitas. O trecho acabou sendo liberado apenas às 19h após negociação com as manifestantes. Há a possibilidade que novo fechamento da via neste domingo, 22.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Conforme o sindicato, aproximadamente 12 mil presos deixarão de receber visitas neste sábado. A greve continua por tempo indeterminado até que o Governo do Estado chame os agentes para discutir a pauta de negociação. Segundo o presidente do Sindicato dos Agentes, Valdomiro Barbosa, aproximadamente 40 cadeias públicas estão paralisadas no Interior do Estado.

As visitas não estão entrando nos complexos da Itaitinga; Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Jucá Neto (CPPL 3), Casa de Privação Provisóriade Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL2), Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Elias da Silva (CPPL IV) e Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa.

 Reivindicações

 - Gratificação elevação (gratificação de atividades especiais e de risco de 60% para 100%

 - Concurso público para três mil vagas - Inclusão do agente penitenciário do plano de metas da redução da criminalidade

 - Questão da inclusão do agente na mensagem que o governo mandou criando horas extras para policia civil e policia militar, com os mesmos valores da Polícias.

 - Pauta voltada para segurança das unidades, como compra de armamento, munições, treinamento para os agentes penitenciários

 Serviços básicos

 O movimento garante serviços básicos como alimentação, água para os detentos, alvará de soltura e socorro de emergência. Os grupos táticos como Grupo de Apoio Penitenciário (GAP), Grupo de Escolta Penitenciária e Corpo da Guarda do Presídio estão aquartelados e só devem entrar em ação para conter motins e rebeliões.

 

Sejus 

A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) informou que os agentes estariam impedindo a entrada dos visitantes. O Batalhão de Choque (BPChoque) está nas unidades. A aeronave da Coordenadoria de Operações Aéreas (Ciopaer) sobrevoava as unidades nesta manhã.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente