PUBLICIDADE
Notícias

Chove em Fortaleza e em mais 71 municípios cearenses nesta terça

Com a chegada de junho, começa o período de sete meses com as menores médias de chuva no Ceará

10:20 | 31/05/2016
NULL
NULL

Atualizada às 13h31min

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em 72 municípios* cearenses entre as 7 horas de segunda e as 7 horas de terça-feira, 31, dia em que termina a quadra chuvosa do Ceará.

As chuvas desta manhã, na Região Metropolitana, são provocadas principalmente pelas brisas terrestres, conforme o meteorologista Raul Fritz. "É um efeito localizado, mas até o momento estamos abaixo da média. Em junho, a média é naturalmente muito baixa, a contribuição de volume de água é pequena se comparada a março", explica.

Até esta terça, os meses de fevereiro a maio tiveram precipitações 42% abaixo da média, fechando o quinto ano consecutivo de seca no Estado. Com a chegada de junho, começa o período de sete meses com as menores médias de chuva.

As chuvas na capital cearense, durante a manhã, estão intermitentes. O posto da Água Fria aponta que choveu, durante a madrugada, cerca de 6 mm. A previsão na capital cearense é de nebulosidade variável com chuva a qualquer momento. No decorrer da tarde e da noite, o céu deve ficar parcialmente nublado.

[SAIBAMAIS 2] Ceará
A instabilidade climática que provocou chuvas em Pernambuco, nos últimos dias, trouxe chuvas para a região da Paraipaba. "Essa instabilidade, que levou muita chuva para Recife, chegou a nos alcançar nos últimos dias", destaca Fritz.

Apesar do cenário preocupante de chuvas no Estado, o recuo do fenômeno El Niño, que atrapalha a formação de nuvens de chuva no Ceará, traz esperança de bom inverno para o próximo ano. O La Niña precisa ocorrer principalmente entre fevereiro e abril para resultar em boas chuvas no Ceará.

Segundo a Funceme, a previsão para todas as regiões cearenses, nesta terça, é de nebulosidade variável com chuvas isoladas. Na quarta-feira, 1º, a previsão é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva na faixa litorânea e na região jaguaribana. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado.

Maiores chuvas
Nesta terça, a maior precipitação foi registradas no município de Pereiro (42mm), seguido de Ererê (41 mm), Milhã (39 mm), Aracoiaba (19.5 mm), Jaguaribe (18.4 mm), Aurora (18.2 mm) e Pacoti (18 mm).

* Número pode ser atualizado pela Funceme durante o dia 

TAGS