Participamos do

Trabalhadores da construção civil protestam na Praça Portugal em homenagem às vítimas de acidentes

O Dia Mundial das Vítimas por Acidentes de Trabalho faz referência a uma explosão em uma mina no estado da Virgínia (EUA), em 28 de abril de 1969, quando 78 trabalhadores morreram
08:32 | Abr. 28, 2016
Autor Amanda Araújo
Foto do autor
Amanda Araújo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 11h45min

Os trabalhadores da construção civil realizaram uma manifestação em Fortaleza, na manhã desta quinta-feira, 28, em homenagem às vítimas de acidentes de trabalho. O grupo bloqueou o trânsito na avenida Desembargador Moreira e fez uma caminhada até a Praça Portugal. O ato celebra o Dia Mundial das Vítimas por Acidentes de Trabalho e também reivindica reajuste salarial de 15%.
[FOTO1]
Segundo o diretor do colegiado do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil da Região Metropolitana de Fortaleza (STICCRMF), Laércio Cleiton, trabalhadores de várias regiões da capital participaram da manifestação. "A gente juntou o útil ao agradável. É uma homenagem às vítimas e também pela nossa campanha salarial", frisa.

O Dia Mundial das Vítimas por Acidentes de Trabalho faz referência a uma explosão em uma mina no estado da Virgínia (EUA), em 28 de abril de 1969, quando 78 trabalhadores morreram.

O Sindicato das Construtoras do Ceará (Sinduscon-CE) oferece reajuste de 8% e disse, em nota, que está aberto ao diálogo com os trabalhadores, mas o reajuste pedido está "fora da realidade econômica do País". Sobre os acidentes de trabalho, o Sinduscon defende que o número está caindo. ''As empresas associadas seguem a legislação de segurança e saúde existente, com mais de 28 normas regulamentadoras, além das certificações de qualidade".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Além disso, o Sinduscon-CE destacou ações preventivas e programas desenvolvidos, tais como: Programa Qualidade de Vida realiza oficinas gratuitas nas obras; o Programa Obra Segura, com aplicação de “check list” e elaboração de relatório com sugestões de melhorias; e a campanha “O acidente não compensa", em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-CE), que traz palestras e visitas nas obras para sensibilizar trabalhadores e empregadores do setor.

Entre janeiro e setembro de 2015, quase vinte casos de doenças ou acidentes do trabalho foram registrados diariamente no Ceará, conforme dados da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará (SRTE-CE). As construtoras foram as empresas que mais receberam autos de infração em 2015: 1.066 delas foram notificadas (37,74% do total de 11 categorias).

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente